Filtrar


Questões por página:
O Contexto Organizacional do capital humano é todo um conjunto de valores, relações, condições de trabalho e infraestrutura de suporte organizacional e divide-se em quatro dimensões. Analise as afirmativas a seguir.
I. O clima organizacional pode ser traduzido pela qualidade das relações internas e pelas condições de trabalho. II. A cultura e os valores da organização oferecem ao colaborador a possibilidade de compreender o rumo, a direção e a forma como as coisas devem acontecer na empresa. III. A saúde ocupacional é o sistema de prevenção e combate a doenças ocupacionais e sistema de apoio à qualidade de vida e promoção à saúde no trabalho. IV. A comunicação e o compartilhamento de conhecimento são componentes decisivos da sociedade do conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA.
Não existe um conceito único e universal que defina qualidade. Graças a isso, é possível que a conceituemos a partir de diversos prismas, e o seu entendimento, por assim dizer seja diverso. Analise as afirmativas abaixo e assinale V para Verdadeiro ou F para Falso.
( ) Qualidade pode ser vista como a observação precisa das especificações ou, em outras palavras, a manutenção de padrões como tamanho, cor, peso, etc. ( ) Qualidade pode ser vista como a capacidade de satisfazer necessidades de consumidores e usuários, ou seja, um produto ou um serviço tem qualidade se satisfaz as necessidades a que se destina. ( ) Qualidade pode ser vista como a verificação dos defeitos do produto na relação pós-venda. ( ) Qualidade pode ser vista como a adequação ao uso, está definida pela capacidade do produto em atender às finalidades aos usos a que se propõe.
Assinale a alternativa que corresponda à sequência CORRETA.
Os Sistemas de Informação (SI) são cada vez mais necessários à manutenção de condições de competitividade das empresas, em função do dinamismo observado no mercado. A respeito dos SI, analise as afirmativas a seguir.
I. Podem ser definidos como conjuntos de componentes inter-relacionados operando de forma articulada para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir a informação. II. Composto de elementos que coletam (input), manipulam e armazenam (throughput), disseminam (output) dados e informações, além de fornecerem o mecanismo de feedback. III. Um sistema de informação é aquele que necessariamente utiliza recursos de tecnologia da informação e assim processa e/ou gera informações relevantes. IV. Tem por objetivo auxiliar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e apoiar o processo decisório e a gestão organizacional.
Assinale a alternativa CORRETA.
Os dados são o elemento base para a produção/obtenção de um dos mais valiosos recursos que a organização dispõe, a informação. Esta, no contexto da Sociedade do Conhecimento, é imprescindível para a sobrevivência de uma empresa, sobretudo em função das constantes transformações a que se sujeita. Assim, é CORRETO afirmar que a informação consiste em:
Kaplan e Norton desenvolveram uma metodologia de medição e gestão de desempenho ligada intimamente ao planejamento estratégico. Sobre o Balanced Scorecard, assinale V para Verdadeiro ou F para Falso nas afirmativas abaixo.
( ) A Perspectiva Financeira visa analisar aspectos relacionados à lucratividade e ao retorno sobre o investimento da organização. ( ) A Perspectiva da Aprendizagem refere-se a aspectos relacionados à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos/serviços e, sobretudo, ao desenvolvimento de competências dos recursos humanos e a transferência de conhecimento para a organização. ( ) A Perspectiva dos Processos Internos utiliza-se de análise estatística, como por exemplo os relatórios do serviço de atendimento aos clientes, para avaliar se os níveis de qualidade exigidos pelos clientes estão sendo alcançados. ( ) A Perspectiva do Cliente inclui indicadores como satisfação, participação no mercado e a retenção de clientes, além da aquisição de clientes potenciais.
Assinale a alternativa que corresponda à sequência CORRETA.