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Leia as situações a seguir.
Situação 1: Bernardo sempre foi um servidor público exemplar. Porém, recentemente começou a faltar com muita frequência, com justificativas evasivas. Seu superior imediato, ao perceber a situação, conversou com Bernardo e concluiu que o que poderia estar causando aquela atitude era a falta de adequação entre o trabalho e as habilidades do servidor. Bernardo já tinha mestrado, mas seu cargo era de nível médio, ou seja, a natureza e a complexidade das atividades requeridas dele eram limitadas em relação à sua capacidade.
Situação 2: Isabela fez uma mudança no setor que coordena: propôs uma comunicação mais informal e flexível no lugar da comunicação extremamente formal que sempre caracterizara o setor. Em conversa com os funcionários, percebeu que a satisfação geral aumentou pela liberdade, agilidade e facilidade gerada pelo novo formato de comunicação.
Situação 3: Melina foi aprovada como administradora em uma universidade federal. No dia anterior a uma entrevista com a área de gestão de pessoas para avaliar qual setor seria o mais adequado a ela, conversou com uma amiga que já trabalhava na mesma universidade. A amiga alertou que Melina tentasse fugir de um determinado setor, pois ninguém conseguia ficar por muito tempo lá, tendo em vista que a competitividade era um valor muito compartilhado pelos coordenadores e por alguns servidores mais antigos.
Com base no tema “comportamento organizacional”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Na situação 1, pode-se afirmar que o absenteísmo é uma variável dependente do comportamento organizacional e as habilidades, uma variável independente no nível do indivíduo.
II. Na situação 2, pode-se afirmar que a comunicação é uma variável dependente do comportamento organizacional e a satisfação no trabalho, uma variável independente no nível do grupo.
III. Na situação 3, pode-se afirmar que a cultura organizacional é uma variável dependente do comportamento organizacional e a rotatividade no trabalho, uma variável independente no nível do sistema organizacional.
Em uma reunião da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas de uma universidade federal, duas coordenadoras de setor, Isadora e Clara, debatiam sobre como a organização deveria atuar para garantir mais motivação nos servidores:
Isadora: No meu entendimento, o papel fundamental desta pró-reitoria é criar condições organizacionais e métodos de gestão pelos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais por si mesmas, dirigindo seus próprios esforços em direção aos objetivos da universidade.
Clara: Desculpe, mas eu não penso dessa forma. Acho que a pró-reitoria tem que agir, sim, caso contrário as pessoas seriam passivas em relação às necessidades da universidade ou mesmo resistiriam a elas. As pessoas devem ser persuadidas, recompensadas, controladas e, se necessário, coagidas ou punidas. Uma forma de facilitar as coisas é padronizar e dirigir as atividades em função dos objetivos da universidade.
Com base na Teoria Geral da Administração, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com os modelos A e B de organização de Chris Argyris, respectivamente.
II. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com os modelos Y e X de organização de Douglas McGregor, respectivamente.
III. Isadora e Clara têm um entendimento coerente com as ideias da abordagem clássica da Administração.
A seguir são apresentadas algumas situações e comentários sobre elas.
Situação 1: Helena está avaliando um grupo de trabalho para saber se seus integrantes conseguem se organizar e trabalhar juntos. Tomando por base o modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo, identificou que os relacionamentos dos membros parecem estar mais próximos e que o grupo parece estar mais coeso do que na última vez em que fez a avaliação.
Comentário 1: O grupo de trabalho está no quarto estágio do modelo de desenvolvimento do grupo, denominado “desempenho”.
Situação 2: Carolina coordena um setor da Pró-Reitoria de Administração de uma universidade federal. Recentemente uma servidora nova passou a atuar no setor. Carolina comentou com seus colegas que ainda não consegue confiar na servidora, pois sente falta de segurança, previsibilidade e capacidade de julgamento em diversas situações nas quais ela precisa agir.
Comentário 2: Entre as dimensões básicas que fundamentam o conceito de confiança, a dimensão não identificada por Carolina na nova servidora é a integridade.
Situação 3: Mariana, ao comentar com as servidoras de uma universidade federal onde trabalha sobre alguns fatores para garantir a eficácia de uma equipe, destacou aqueles que se enquadram na categoria “processo”.
Comentário 3: Exemplos de fatores da categoria “processo” são propósito comum, metas específicas e níveis de conflito.
Com base no tema “comportamento organizacional”, assinale a alternativa correta.
Leia as situações a seguir.
Situação I: Ana atuou como fiscal em um concurso público. Tão logo as portas de acesso ao prédio onde a prova seria realizada foram fechadas, conforme o horário marcado no edital, uma candidata chegou. Ela parecia desesperada e chorava muito. Ana se sentiu mal por não poder fazer nada para ajudar. Se a decisão dependesse apenas de sua vontade, abriria a porta, afinal foram apenas alguns segundos, mas precisava seguir o edital e tratar todos os candidatos da mesma forma.
Situação II: Marisa e Elis trabalham em universidades federais distintas. Ao conversarem sobre como as instituições lidaram com o contexto da pandemia de covid-19, perceberam que, embora tenham agido de formas distintas, ambas conseguiram lidar bem com a situação e manter as atividades, o que encerrou os rumores da época de que podiam até fechar suas portas.
Situação III: No contexto da pandemia de covid-19, as universidades federais precisaram absorver novas funções e estruturas para se adaptar à situação apresentada.
Com base na Teoria Geral da Administração, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Na situação I, Ana está passando por um conflito de papéis, típico do homem funcional da teoria geral dos sistemas.
( ) Na situação I, Ana está agindo em conformidade com pelo menos duas características do modelo burocrático de organização: o profissionalismo e a impessoalidade.
( ) Na situação II, uma das características das organizações como sistemas abertos do modelo de Katz e Kahn é contrariada: a equifinalidade.
( ) Na situação II, ao conseguirem lidar bem com a situação e manter as atividades, as universidades realizaram o processo de entropia negativa, uma das características das organizações como sistemas abertos do modelo de Katz e Kahn.
( ) Na situação III, fica ilustrada uma das características das organizações como sistemas abertos que, embora pouco comum, integra o modelo de Katz e Kahn: a homeostase dinâmica.
Planejar está relacionado com atividades de previsão de ações a serem realizadas. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir, em relação aos processos institucionais que envolvem planejamento, e assinale a alternativa correta.
I. As instituições e organizações sociais precisam formular objetivos, ter um plano de ação, meios de sua execução e critérios de avaliação do trabalho que realizam.
II. O processo e o exercício de planejar referem-se a uma antecipação da prática, de modo a prever e programar as ações e os resultados desejados, constituindo-se em uma atividade desnecessária à tomada de decisões.
III. Um plano ou um projeto é um esboço, um esquema que representa uma ideia, um objetivo, uma meta, uma sequência de ações que irão desorientar uma prática.
IV. Sem planejamento, a gestão fica sem direcionamento, as ações tornam-se demasiadamente improvisadas e os resultados não são avaliados da maneira adequada.