Filtrar


Questões por página:

A transformação dos metais e ligas metálicas para ser usada em diferentes aplicações na indústria, pode ser feita por diferentes processos, em sua grande maioria tendo o metal líquido ou fundido. Basicamente, podemos afirmar que:


I. Forjamento que consiste na conformação por esforços compressivos, tendo a fazer o material assumir o contorno da ferramenta conformadora, chamada matriz ou estampo.

II. Extrusão onde ocorre a redução da seção transversal de uma barra, fio ou tubo, utilizando uma ferramenta com forma de canal convergente.

III. Conformação de chapas compreende as operações de: embutimento, estiramento, laminação e trefilação.

IV. Dobramento é um processo de conformação mecânica no qual uma tira metálica é submetida a esforços aplicados em duas direções opostas para provocar a flexão e a deformação plástica.

V. Estiramento consiste na aplicação de forças de tração, de modo a modificar o material sobre uma ferramenta ou bloco.

Em uma rotina com movimentações de cargas com um guindaste houve a necessidade de uma manutenção corretiva pois ocorreu um fenômeno onde ocorre falha prematura ou dano permanente de uma peça ou equipamento que tem carregamentos cíclicos.


A este fenômeno dá-se o nome de:

Com relação a topografia, operação e manutenção aplicadas ao esgotamento sanitário, julgue o item que se segue.


Nas ligações múltiplas, o sistema radial para ligação predial de esgotamento sanitário é utilizado caso a rede coletora esteja no leito carroçável; ao passo que o sistema ortogonal é indicado quando os Ts de ligação já tenham sido deixados em pontos predeterminados durante a execução da rede coletora.

Com relação a topografia, operação e manutenção aplicadas ao esgotamento sanitário, julgue o item que se segue.


O bombeamento de esgoto com ejetor pneumático é indicado quando a vazão final de projeto não excede a capacidade do referido expulsor de fluidos e dejetos.

Com relação a topografia, operação e manutenção aplicadas ao esgotamento sanitário, julgue o item que se segue.


A representação de acidentes topográficos do terreno em função das coordenadas x e y, sem distinção das diferenças de altura e de nível, é retratada pela planimetria, ao passo que a representação de planos horizontais de interseção com o terreno na coordenada z é dada pela altimetria.