Filtrar


Questões por página:

Em um tubo aberto confeccionado em aço, de diâmetros interno de 20 cm e externo de 24 cm, com pressões de trabalho interna e externa de 100 MPa e 50 MPa, atuantes na parede do tubo, respectivamente, estão em regime permanente. As propriedades mecânicas do material do tubo são: o módulo de elasticidade 200 GPa, o coeficiente de Poisson 0,3, tensão de escoamento 200 MPa e tensão de ruptura 400 MPa.

As tensões radial e circunferencial, em MPa, na metade da espessura, são, aproximadamente, dadas por:

A respeito do diagrama de fase Fe-C, analise as afirmativas a seguir:

I. Nos domínios de 800 a 900°C e a 1% em peso de Carbono, é possível desenvolver as propriedades desejadas no aço.

II. A mistura eutética se encontra em 0,77% em peso de carbono e na temperatura de 720°C.

III. O ferro puro altera sua estrutura cristalina duas vezes antes de se fundir, ou seja, CCC, CFC e HC.

Assinale:

Uma esfera uniforme de alumínio, com raio externo de 10 cm e espessura de 10 mm, é imerso no mar cuja massa específica é de 1.200 kg/m3 a uma profundidade de 1.000 metros. Sabe-se que o material do sólido possui um comportamento isotrópico, com módulo de elasticidade 70 GPa, de coeficiente de Poisson de 0,28 e de massa específica 2.700 kg/m3 .

Pede-se determinar o módulo de Bulk, em GPa, e a tensão máxima de cisalhamento, em MPa, sendo que a aceleração da gravidade é 10 m.s-2. Considera-se a água do mar como fluido incompressível e o sólido, inclusive, encontra-se em repouso, e não levar em consideração a variação da temperatura.

A respeito do diagrama de fase Fe-C, analise as afirmativas a seguir:

I. A perlita é a combinação da ferrita (ferro α) e da austenita (ferro γ).

II. A austenita (ferro γ) é a forma mais estável do ferro puro, que aparece entre as temperaturas de estabilidade 912 e 1394°C.

III. O ferro fundido está próximo da região eutética.

Assinale:

Placas de alumínio de 3mm de espessura servem para formar um cilindro de diâmetro interno de 30cm, que são soldadas helicoidalmente a 15º em relação ao eixo longitudinal. O cilindro oco suporta torques por intermédio das placas de extremidades rígidas.

Pede-se determinar o torque máximo admissível se a resistência à tração admissível da solda é de 150 MPa e o material não escoa por flambagem.