Filtrar


Questões por página:
Uma partícula se deslocou em linha reta por 20 segundos e com velocidade (V) variável conforme a figura abaixo.



A distância total, em metros, percorrida pela partícula nesses 20s, foi
Um fluido não viscoso e incompressível flui, sem turbulência, através de uma mangueira, cuja seção transversal se reduz paulatinamente de uma área inicial A1 para uma área final A2. Constatou-se que a velocidade do fluido no trecho final é 40% maior que no trecho inicial.
Nessas condições, conclui-se que
Suponha que dois corpos de igual massa, se deslocando na mesma linha reta e na mesma direção, colidam e permaneçam unidos após a colisão.
A velocidade comum após a colisão será
mostrar texto associado
O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipolo com um campo de intensidade 6,0 · 10–5 T, com direção vertical no polo norte, e intensidade 3,0 · 10–5 T, com direção horizontal no equador. Um avião de envergadura de 80 m executa um voo do equador terrestre ao polo norte com velocidade constante de 720 km/h. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as diferenças de potencial que podem ser detectadas quando o avião voa horizontalmente sobre o polo norte e sobre o equador em direção ao polo norte.
Questão Anulada
mostrar texto associado

Um espectrômetro de massa é um dispositivo bastante útil no trabalho de perícia criminal e, juntamente com outros dispositivos e técnicas de processamento de informações, permite a elaboração de peças fundamentais para a elucidação de crimes. O espectrômetro de massa permite a determinação da razão entre a massa e a carga de íons de carga conhecida, a determinação das massas de isótopos e sua abundância na natureza etc. O esquema a seguir mostra o funcionamento básico de espectrômetro com o seletor de velocidades. Os íons são acelerados em uma fonte por meio de uma diferença de potencial e entram em uma região de campo magnético uniforme onde executam uma trajetória semicircular e atingem uma placa fotográfica. O raio da órbita é proporcional à massa do íon.



Utilizando as informações do texto e considerando que um íon de níquel 58 Ni com carga +e e massa 9,6 · 10–26 kg é acelerado por uma diferença de potencial de 5,0 kV e desviado por um campo magnético uniforme de 1,2 T, assinale a alternativa que apresenta o raio de curvatura da órbita do íon.