Questões de Concurso
Filtrar
2.014 Questões de concurso encontradas
Página 49 de 403
Questões por página:
Questões por página:
Uma esfera rígida de massa M e raio R é lançada numa pista horizontal, de modo que o seu centro de massa tenha uma velocidade inicial Vo, mas sem velocidade inicial de rotação. A esfera executa inicialmente um movimento de rolamento com deslizamento. Sabendo que o momento de inércia da esfera em relação a um eixo que passa pelo diâmetro dela vale 2M.R²/5, e o coeficiente de atrito cinético entre a esfera e a superfície horizontal é µ, quanto tempo decorre desde o lançamento da esfera até o momento em que ela passa a executar o movimento de rolamento puro?
Um anel fino de raio R e massa m, rola sem deslizar num plano inclinado de ângulo 30º a partir de altura de 20m em relação à base do plano. Sabendo que o anel partiu do repouso e que seu momento de inércia em relação ao eixo principal vale m.R², o tempo em segundos que o anel gasta para chegar até a base do plano vale:
Uma esfera maciça de densidade d1 e massa m se encontra dentro de um recipiente que contém um líquido de densidade d2, de modo que d2 =4.d1 . A esfera está presa no fundo deste recipiente por um fio. A distância da esfera até a superfície do líquido é H. Considere que o diâmetro da esfera é muito menor que H. Se o fio for cortado, desconsiderando as forças de viscosidade entre o líquido e a esfera e que aceleração da gravidade é g, podemos afirmar que o tempo gasto para que a esfera chegue até a superfície do líquido é dado pela expressão:
ALERT: Essa questão ainda está sendo revisada pela equipe FonteConcursos!
Uma partícula está submetida a uma força dada pela seguinte expressão: F(x) = A.(X – 1), onde F(x) é a força dada em newtons, X é a posição da partícula em metros e A é uma constante. Podemos afirmar que o trabalho realizado por esta força entre as posições X = 0 e X = 6m vale: