Filtrar


Questões por página:
Um satélite geoestacionário se encontra a uma altura de H do centro da Terra e, nessas condições, sofre uma força gravitacional F. Devido a uma correção em sua órbita, o satélite passa para uma altura H/2. Nessa altura, a nova força gravitacional sofrida pelo satélite, em função de F, é de:
Um ciclista desce uma ladeira com velocidade constante. A massa do conjunto ciclista e bicicleta soma 80 kg, e a ladeira forma um ângulo de 30° com a horizontal. O valor da resultante das forças de atrito que atuam sobre o conjunto durante a descida, em Newtons, é de: (Considere g = 10 m/s², sen 30° = 0,5 e cos 30° = 0,87.)
Uma criança gira uma pedra, presa em um barbante sobre sua cabeça, com velocidade tangencial constante de 2 m/s. Sabendo que a massa da pedra é de 100 g e que o barbante tem comprimento de 50 cm, o trabalho realizado pela força centrípeta, nessa situação, é igual a:
Uma pessoa realizou uma viagem de 600 km, dividindo-a em duas etapas. Nos primeiros 200 km, a velocidade média foi de 50 km/h. O restante do percurso foi realizado em 5 horas. A velocidade média da viagem foi de aproximadamente:

Julgue o item subsequente.


A unidade de volume, para determinações de alta precisão, é o volume ocupado pela massa de 1 quilograma de água pura em sua densidade máxima e sob pressão atmosférica normal, este volume é chamado de “litro”.