Filtrar


Questões por página:
Considere um copo cilíndrico contendo água pura, com densidade aproximada de 1 kg/L. Por evaporação, o nível da água baixa 2 mm em 4 horas. Considere a área de contato da água com o ar sendo 20 cm2. Assim, a taxa de evaporação é, em g/h,
Um estudante de ciências realiza um experimento fazendo uso de uma fonte térmica que é capaz de fornecer, de forma lenta, calor a um bloco de gelo mantido inicialmente a -10 °C. Ao final de seu experimento, o estudante obteve como resultado vapor de água a 100 °C. Para tal resultado ser possível, é necessário gerar mudanças de temperatura e mudanças de estados de agregação da matéria. Assim, é correto afirmar que a sequência de calores envolvidos durante o experimento é:
A maioria dos equipamentos e dispositivos elétricos que tornam nosso cotidiano mais prático e fácil funcionam graças aos desenvolvimentos obtidos em eletricidade e magnetismo. Entre eles, podemos citar: transformadores, aparelhos celulares, motores elétricos, forno de microondas, entre outros. Embora alguns aspectos dos fenômenos elétricos e magnéticos fossem conhecidos desde o século VIII a.C., apenas no século XIX com as notáveis contribuições de James Clerk Maxwell, Michael Faraday, Andre Marie Ampère e Nikola Tesla o eletromagnetismo é estabelecido como ciência. Considerando alguns dos aspectos elétricos e magnéticos da matéria, atente para as seguintes afirmações:
I. É possível encontrar na natureza, de forma isolada, monopolos magnéticos, ou seja, polos magnéticos separados e em total analogia com o seu correspondente elétrico.
II. Eletricidade e Magnetismo são duas ciências distintas, desenvolvidas de forma independente, com suas características próprias sem correlação nenhuma entre si.
III. Uma maneira de estudar o comportamento dos campos elétricos e magnéticos em laboratório didático de ciências se dá através da visualização de suas linhas de campo.
IV. Nos processos de eletrização, prótons e elétrons são transferidos de um corpo para outro.


Está correto o que se afirma somente em
A necessidade do ser humano de medir grandezas físicas remonta à origem das civilizações. Infelizmente a falta inicial de critério e a subjetividade fez com que cada região do globo acabasse por estabelecer seu próprio sistema de unidades. De forma a eliminar esta aleatoriedade e facilitar o comércio entre as regiões, a academia de Ciências da França criou o sistema métrico decimal em 1789. A impossibilidade de tornar o sistema métrico universal e a necessidade de medidas mais precisas e diversificadas fez com que o Sistema Internacional de Unidade (SI) fosse sancionado em 1960. No Brasil, o SI tem sido utilizado desde 1962. Dos conjuntos apresentados a seguir, assinale o que contém apenas grandezas cujas medidas estão corretamente expressas no SI.
O experimento de Henry Cavendish (1797) foi utilizado para medir a interação gravitacional entre pares de esferas de chumbo, o que nos permite o cálculo da constante gravitacional G na lei da gravitação universal de Newton. Além de fornecer a densidade da Terra e consequentemente sua massa, proposta inicial do experimento, foi capaz de comprovar a validade da lei de Newton para a gravitação em escalas menores do que as do sistema solar. A Interação gravitacional, que estabelece como certas partículas ou objetos interagem, é uma das quatro interações fundamentais encontradas na natureza. Na interação gravitacional, a Força F entre dois objetos massivos M e m é proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles (r²). Sendo assim, quando a distância inicial entre dois objetos massivos é reduzida à metade, a interação entre eles, que inicialmente era F, passa a ser de