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Ao praticar a gestão e a operacionalização da comunicação de forma integrada, o profissional da área tem à sua disposição uma grande quantidade de ações para conseguir atingir seus objetivos.

Entre as ferramentas disponíveis, encontram-se as seguintes:
Com os objetivos de aumentar a chance de sucesso das estratégias de marcas de produtos e negócios adotadas pelas empresas e de otimizar os investimentos realizados, o profissional de comunicação pode aplicar o conceito de comunicação integrada, para a qual é preciso
Para atingir os objetivos de comunicação, um dos passos importantes é o briefing. Nesse documento, há o resumo das informações de mercado sobre a marca, os produtos e a empresa, com detalhamento de seu posicionamento frente à concorrência e aos públicos-alvo, bem como a explicitação de tais objetivos.

O briefing é montado a partir do(s)
Para a elaboração de um planejamento estratégico de comunicação, precisa-se de um esquema básico que, após a verificação do que já está implantado, passe pela análise do ambiente e do cenário e pelo estudo das necessidades e expectativas internas e externas, para, a partir daí, proceder-se ao planejamento de novas ações.

Entre as fases desse processo de elaboração de planejamento, está a seguinte: