Filtrar


Questões por página:

Sobre arquivo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É um conjunto organizado de documentos, produzidos ou recebidos e preservados por instituições públicas ou privadas, mas não por indivíduos.

( ) É dividido em três categorias: públicos, privados e segmentados.

( ) Constitui fontes culturais de grande relevância, pois guarda a memória histórica individual e coletiva, manifestações culturais, fatos da civilização, leis, criações científicas e tecnológicas.

( ) Tem como função classificar, organizar e preservar a documentação.

A sequência está correta em

Uma das atividades típicas dos profissionais que atuam no apoio administrativo, seja no segmento público, ou no privado, é o arquivo. A grande maioria dos profissionais negligência muito as tarefas ligadas a prática de arquivamento, deixando-a de lado e sempre para depois. O problema é que o “depois” nunca chega, e com isso os documentos importantes ficam sem local adequado e muitas vezes se perdem, comprometendo até mesmo uma decisão. Arquivo não é só físico, o eletrônico também é arquivo, e precisa ser organizado, assim como o físico, pois pode ser que fique mais difícil de encontrar no meio eletrônico um documento, do que no meio físico, se mal organizado. Para conhecer os documentos de uma organização, a fim de montar um arquivo é necessário determinar os tipos e os fluxos do documento. O desenvolvimento desse reconhecimento está distribuído em levantamento de dados, análise dos dados coletados e planejamento.
Sobre a fase do planejamento dessa fase, assinale R para os pontos relevantes e NR para os não relevantes.
( ) A posição do arquivo na estrutura da instituição. ( ) Escolha do método de arquivamento. ( ) Estabelecimentos de normas de funcionamento. ( ) Identificação e capacitação dos recursos humanos. ( ) Desenvolvimento de arquivos básicos e temporários. ( ) Criação de manuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
A Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, regulamenta o direito ao acesso à informação. Em seu artigo 7º, o acesso à informação compreende, entre outros, o direito de obter, exceto:
Dos materiais empregados em pequenos reparos de documentos, pode ser utilizada a cola metilcelulose. Sobre esta, é correto afirmar que é:
Apesar dos custos de uma política de conservação documental, existem medidas que podem ser tomadas sem despender grandes somas de dinheiro, minimizando drasticamente os efeitos dos agentes nocivos ao acervo. Não é considerado investimento de baixo custo: