Filtrar


Questões por página:
Um empresário atuante em todas as regiões do Brasil busca novos desafios para a sua empresa. Fundada por seu pai, e agora sob seu comando, foi alçada ao nível de indústria exportadora com negócios em vários países ao redor do mundo. Ao procurar o Banco I, com o fito de realizar empréstimo para financiar suas exportações, esse empresário é recebido pelo gerente, que lhe apresenta uma linha de financiamento realizada por sua empresa pessoal, o que evidencia a utilização da sede da agência para alavancar os seus negócios privados.

Caso isso ocorresse no Banco da Amazônia, consoante o seu Código de Ética, o funcionário.
Um bancário, admitido em Instituição financeira através de processo seletivo, passou por várias etapas até ser identificado como capaz de atuar na área de mercado de capitais. Responsável pelos estudos em relação às empresas cotadas em Bolsa de Valores, sua rara capacidade de trabalho rendeu-lhe inúmeros convites para realizar cursos de aprimoramento e especialização no exterior. Após o término de um curso e retorno ao Brasil, recebeu convite para atuar como consultor no Governo de um Estado, cliente da Instituição onde ele trabalhava. Possuindo vultosas aplicações nesse banco, passou a exercer a função de consultor do governo em horário concomitante ao de suas funções primeiras.

Nos termos do Código de Ética do Banco da Amazônia, tal atividade de consultoria deve ser considerada.
O Superintendente da área de Tesouraria de um Banco, hábil negociador, é responsável pela captação dos recursos de vasta clientela. As aplicações desses clientes geram polpudo lucro, com pagamento de dividendos expressivos, o que repercute favoravelmente no mercado financeiro. Um gerente de investimentos, subordinado à Tesouraria, recebe informações de que, em troca das aplicações realizadas, haveria o pagamento de comissão ao responsável pela área, mas sem conhecimento da Diretoria Estatutária.

Nos termos do Código de Ética do Banco da Amazônia, caso isso ocorresse nessa Instituição, o pagamento de comissão seria considerado um

Sr. X é gerente recém-promovido na agência TT do Banco K. No curso das suas atividades, ele desenvolve técnicas gerenciais modernas, gerando processos reconhecidos pela gerência de supervisão. Após meses de trabalho, Sr. X é transferido de seção, passando a atuar na área de títulos privados. Ao verificar as aplicações financeiras dos clientes, ele verifica que algumas delas possuem alto grau de risco, circunstância que não foi alertada aos clientes. Ao reportar tal situação ao seu chefe imediato, ele recebe, como resposta, que tais aplicações gerariam ao Banco K um lucro acima das expectativas e que ele deveria continuar as suas atividades. Sr. X obedece e continua as aplicações.

No caso descrito, nos termos do Código de Ética do Banco da Amazônia, a conduta do Sr. X em comunicar a situação das aplicações financeiras

Sr. Y assume cargo relevante na administração pública, tendo anteriormente realizado uma vitoriosa carreira como empresário, amealhando patrimônio milionário.

Estando ele submetido aos ditames da Comissão de Ética Pública criada pelo Código de Conduta da Alta Administração Pública, as comunicações e consultas sobre informações patrimoniais do Sr. Y, nos termos do citado Código, serão