Filtrar


Questões por página:
Saber o mecanismo do trauma no paciente com possíveis lesões esqueléticas é essencial para direcionar o atendimento inicial visando à conduta a ser tomada. Nesse sentido, são lesões comumente associadas com os mecanismos de queda de altura, ejeção de um veículo e acidente automobilístico com colisão frontal, respectivamente:
Um paciente foi vítima de trauma abdominal e, por estar estável, realizou tomografia computadorizada que revela lesão de grau III do tipo hematoma, de acordo com a classificação da American Association for the Surgery of Trauma (AAST). Pode-se afirmar, portanto, que foi visualizado no exame de imagem um hematoma:
Um paciente sofre trauma penetrante no pescoço por arma branca e dá entrada no pronto-atendimento com hematêmese. A conduta imediata nesse caso deve ser:
Em relação aos instrumentos de participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS), a Lei 8124/1990 determina que:
Um paciente é atendido após ser vítima de atropelamento por veículo automobilístico, cujo motorista evadiu o local. No atendimento, percebe-se que o paciente abre os olhos quando solicitado, apresenta resposta verbal confusa, localiza dor apontando com as mãos e suas pupilas estão fotorreagentes bilateralmente. Na Escala de Coma de Glasgow, a pontuação que a ele deve ser atribuída é de: