Questões de Concurso
Filtrar
12.625 Questões de concurso encontradas
Página 143 de 2.525
Questões por página:
Questões por página:
Um adolescente,16 anos, é admitido na emergência com sintomas de dor abdominal difusa, confusão mental, vômitos e náusea. No exame físico, nota-se que ele está afebril e apresenta uma taquipneia, desidratação (3+/4+),154 bpm e distensão abdominal sem descompressão dolorosa. Os exames laboratoriais iniciais revelam glicemia de 445 mg/dL, sódio sérico de 135 mEq/L, creatinina de 1,5 mg/dL, leucocitose e elevação da amilase sérica. O pH arterial é 7,2. O diagnóstico mais provável é:
São sinais de alarme na dengue:
Uma criança de 7 anos é trazida ao serviço de emergência pela mãe devido a um episódio de diarreia, apresentando sonolência significativa e redução do débito urinário. Durante o exame físico, observa-se uma alteração na frequência respiratória e também uma diminuição da saturação de oxigênio. Suspeita-se de uma possível acidose metabólica. Um hemograma foi solicitado, revelando anemia e trombocitopenia. A avaliação da função renal mostra retenção de escórias nitrogenadas. No esfregaço de sangue periférico, são observadas hemácias fragmentadas e esquizócitos. Diante desse quadro clínico, o diagnóstico mais provável é:
No manejo de episódios de taquiarritmias, o primeiro cuidado que deve ser tomado relaciona-se à situação hemodinâmica do paciente. A manobra vagal pode ser utilizada na tentativa de reversão dessas taquicardias, quando forem do tipo:
Um paciente do sexo masculino,33 anos, queixa-se de dor intensa, inchaço e vermelhidão no joelho direito, acompanhados de febre e mal-estar geral. O paciente relata uma ferida infectada recentemente próxima à articulação afetada. No exame físico, são observados limitação de movimento na articulação e calor localizado. A principal suspeita diagnóstica é artrite séptica não gonocócica. Para confirmar a suspeita, o exame complementar que deve ser realizado chama-se: