Filtrar


Questões por página:
Sobre o atendimento de pacientes recém expostos ao HIV, leia os itens abaixo:
I – A profilaxia pós-exposição é uma medida de prevenção com a utilização de terapia antirretroviral (TARV) que evita a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo de uma pessoa. II – Se a unidade de Atenção Básica não realizar a oferta de PEP, suas equipes deverão conhecer os serviços e respectivos fluxos de referência aos quais o(a) usuário(a) deverá ser encaminhado(a). III - O uso do antirretroviral deve se dar de maneira ininterrupta por 10 dias seguidos, sob pena de insucesso dessa medida profilática.
De acordo com os itens acima, é CORRETO afirmar que:
A atuação da Atenção Básica na Vigilância Epidemiológica é de fundamental importância, pois permite detectar, notificar, investigar e acompanhar o caso (BRASIL,2017). Os itens abaixo referem-se às condutas quanto aos pacientes diagnosticados com HIV:
I - Para a investigação de casos de HIV em gestante/parturiente/puérpera com HIV e criança exposta ao HIV, além dos dados gerais da gestante/parturiente/puérpera e do local de notificação do caso, devem-se coletar os antecedentes epidemiológicos da mãe da criança exposta relacionados ao pré-natal e parto. II - Para a investigação de casos em crianças menores de 13 anos de idade, é necessário coletar os antecedentes epidemiológicos da mãe do indivíduo. III - Da criança exposta ao HIV, devem ser coletados dados gerais e outras informações relacionadas à profilaxia com antirretrovirais, diagnóstico da infecção e sua evolução.
De acordo com os itens acima, é CORRETO afirmar que:
Em situações clínicas onde a criança apresenta menos de 12 meses em uso de fórmulas com leite de vaca não enriquecidas com ferro, recomenda-se a seguinte suplementação de ferro:
De acordo com o Ministério da Saúde (2012),68,6% das mortes de crianças com menos de um ano acontecem no período neonatal (até 27 dias de vida), sendo a maioria no primeiro dia de vida. Ao exame físico do Recém-Nascido é CORRETO afirmar que:
O Quadro abaixo apresenta alguns hipoglicemiantes orais disponíveis na Relação Nacional de Medicamento (Rename) de 2012 (BRASIL,2013). Analise quanto a concentração e dosagens diárias:

De acordo com o Ministério da Saúde (2013), a alternativa que preenche corretamente o quadro acima é: