Filtrar


Questões por página:
A paralisia que afeta a extensão dos dedos, causa fraqueza no punho e resulta em perda sensitiva na mão é conhecida como paralisia de “sábado à noite”. O nervo afetado por essa condição é o:
Uma idosa é levada ao médico em razão de uma diminuição progressiva da memória. A história patológica pregressa é irrelevante e não há relato de uso atual de medicamentos. O exame clínico é normal e o miniexame do estado mental está comprometido. O fator de risco mais importante para o desenvolvimento da doença de Alzheimer é:
Um paciente de 70 anos, há cerca de 6 meses, vem apresentando alterações progressivas na área cognitiva (memória, orientação, julgamento, afeto). Nos últimos meses, passou a ter dificuldade na marcha e, mais recentemente, incontinência urinária. Há relato de traumatismo cranioencefálico com contusão cerebral, ocorrido há menos de 1 ano. O exame de fundo de olho não evidenciou alterações e a TC de crânio mostrou dilatação das cavidades ventriculares, sem aumento proporcional do espaço subaracnóide. O diagnóstico mais provável é:
Uma paciente foi diagnosticada com Esclerose Múltipla (EM) e veio ao seu ambulatório de neurologia com algumas dúvidas a esclarecer, pois leu no Google sobre sua doença. Com base nessa patologia, a faixa etária inicial e o gênero com maior predomínio são, respectivamente:
O Eletroencefalograma na morte cerebral segue alguns padrões específicos. Segundo a Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica, para melhor observar os padrões no eletroencefalograma (EEG) durante a morte cerebral, recomenda-se manter os filtros entre: