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Psicologia
Sobre o assédio moral, Soball (2017) afirma que:
“Reservamos o termo assédio moral para descrever situações extremas de violência psicológica no trabalho, de natureza processual, pessoalizada, mal-intencionada e agressiva. Entendemos que o assédio moral se configura como um conjunto articulado de armadilhas preparadas, premeditadas, repetitivas e prolongadas. Os comportamentos hostis ocorrem repetidas vezes e por um período de tempo estendido. Sua prática é permeada de intencionalidade no sentido de querer prejudicar, anular ou excluir um ou alguns alvos escolhidos.” (SOBOLL, L. A. (org.). Intervenções em assédio moral e organizacional. São Paulo: LTr, 2017).
De acordo com a autora, os elementos essenciais para que a conduta seja identificada como assédio moral são, EXCETO:
“Reservamos o termo assédio moral para descrever situações extremas de violência psicológica no trabalho, de natureza processual, pessoalizada, mal-intencionada e agressiva. Entendemos que o assédio moral se configura como um conjunto articulado de armadilhas preparadas, premeditadas, repetitivas e prolongadas. Os comportamentos hostis ocorrem repetidas vezes e por um período de tempo estendido. Sua prática é permeada de intencionalidade no sentido de querer prejudicar, anular ou excluir um ou alguns alvos escolhidos.” (SOBOLL, L. A. (org.). Intervenções em assédio moral e organizacional. São Paulo: LTr, 2017).
De acordo com a autora, os elementos essenciais para que a conduta seja identificada como assédio moral são, EXCETO:
Disciplina:
Psicologia
Soball (2017) afirma que o assédio moral é uma situação cotidiana no mundo do trabalho desde os primórdios da sociedade. Por vezes, esse conceito pode ser conhecido como mobbing e bullying.
Analise as seguintes afirmativas:
I. O mobbing é utilizado para indicar agressões de um grupo contra pessoas ou uma única pessoa, Já o bullying são relações agressivas repetitivas e regulares, tipicamente entre pessoas com clara desigualdade de poder.
II. O bullying é identificado a partir da avaliação do comportamento do agressor. Já o mobbing é caracterizado pela avaliação da vítima.
III. O ponto intrínseco entre os conceitos de mobbing e bullying se refere apenas ao comportamento agressivo, independentemente de sua durabilidade e repetição.
IV. De forma geral, mobbing e bullying centralizam sua importância nos efeitos negativos da violência física para quem a vivencia.
V. Nos casos de agressões direcionadas para um grande número de pessoas, todas podem ser consideradas vítimas de bullying.
São VERDADEIRAS apenas as afirmativas:
Analise as seguintes afirmativas:
I. O mobbing é utilizado para indicar agressões de um grupo contra pessoas ou uma única pessoa, Já o bullying são relações agressivas repetitivas e regulares, tipicamente entre pessoas com clara desigualdade de poder.
II. O bullying é identificado a partir da avaliação do comportamento do agressor. Já o mobbing é caracterizado pela avaliação da vítima.
III. O ponto intrínseco entre os conceitos de mobbing e bullying se refere apenas ao comportamento agressivo, independentemente de sua durabilidade e repetição.
IV. De forma geral, mobbing e bullying centralizam sua importância nos efeitos negativos da violência física para quem a vivencia.
V. Nos casos de agressões direcionadas para um grande número de pessoas, todas podem ser consideradas vítimas de bullying.
São VERDADEIRAS apenas as afirmativas:
Disciplina:
Psicologia
Cunha (2003) define os objetivos de uma avaliação psicológica clínica. Suas especificações são:
I. “O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual”.
II. “Pressupõe um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos etc.”.
III. “Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos”.
IV. “É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, compreensiva em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos”.
V. "Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos”.
A opção CORRETA com os nomes dos objetivos citados acima, respectivamente, é:
I. “O exame compara a amostra do comportamento do examinando com os resultados de outros sujeitos da população geral ou de grupos específicos, com condições demográficas equivalentes; esses resultados são fornecidos em dados quantitativos, classificados sumariamente, como em uma avaliação de nível intelectual”.
II. “Pressupõe um nível mais elevado de inferência clínica, havendo uma integração de dados com base teórica. Permite chegar a explicações de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos etc.”.
III. “Hipóteses iniciais são testadas, tomando como referência critérios diagnósticos”.
IV. “É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, compreensiva em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos”.
V. "Ultrapassa a classificação simples, interpretando diferenças de escores, identificando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente, como em uma avaliação de déficits neuropsicológicos”.
A opção CORRETA com os nomes dos objetivos citados acima, respectivamente, é:
Disciplina:
Psicologia
Sobre os transtornos de personalidade (CID 10 / DSM IV / DALGALARRONDO, 2008), correlacione a primeira coluna com a segunda, numerando os parênteses:
1 Borderline
2 Esquizotípica
3 Anancástica
4 Ansiosa
5 Esquizoide
( ) “Ideais e crenças estranhas e de autorreferência Desconforto nas relações interpessoais. Pensamento muito vago e excessivamente metafórico Aparência física excêntrica.”
( ) “Dificuldade em descontrair-se. Preocupa-se facilmente. Teme situações novas. Atento a si próprio. Muito sensível à rejeição. Extremamente inseguro.”
( ) “Rígido, metódico, minucioso. Não tolera variações ou improvisações. Perfeccionista e escrupuloso. Muito convencional, segue rigorosamente as regras. Controlador (dos outros e de si). Indeciso.”
( ) “Frio (indiferente). Distante, sem relações íntimas. Esquisito (estranho). Vive no seu próprio mundo. Solitário (isola-se). Não se emociona (imperturbável).”
( ) “Relações pessoais muito instáveis. Atos autolesivos repetitivos. Humor muito instável. Impulsivo e explosivo. Graves problemas de identidade. Sentimentos intensos de vazio e aborrecimento crônico.”
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
1 Borderline
2 Esquizotípica
3 Anancástica
4 Ansiosa
5 Esquizoide
( ) “Ideais e crenças estranhas e de autorreferência Desconforto nas relações interpessoais. Pensamento muito vago e excessivamente metafórico Aparência física excêntrica.”
( ) “Dificuldade em descontrair-se. Preocupa-se facilmente. Teme situações novas. Atento a si próprio. Muito sensível à rejeição. Extremamente inseguro.”
( ) “Rígido, metódico, minucioso. Não tolera variações ou improvisações. Perfeccionista e escrupuloso. Muito convencional, segue rigorosamente as regras. Controlador (dos outros e de si). Indeciso.”
( ) “Frio (indiferente). Distante, sem relações íntimas. Esquisito (estranho). Vive no seu próprio mundo. Solitário (isola-se). Não se emociona (imperturbável).”
( ) “Relações pessoais muito instáveis. Atos autolesivos repetitivos. Humor muito instável. Impulsivo e explosivo. Graves problemas de identidade. Sentimentos intensos de vazio e aborrecimento crônico.”
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Disciplina:
Psicologia
Dalgalarrondo (2008) considera que algumas atitudes são, na maior parte das vezes, inadequadas e improdutivas durante a entrevista com o paciente. São elas, EXCETO: