Questões de Concurso
Filtrar
6.611 Questões de concurso encontradas
Página 179 de 1.323
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Psicologia
O contexto da escola abrange diversidades e diferenças. Nesse cenário, é importante destacar a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em relação ao TEA, marque a afirmativa INCORRETA.
Disciplina:
Psicologia
Uma das queixas mais frequentes encaminhadas à psicóloga escolar diz respeito a dificuldades encontradas pelas crianças durante seu processo de alfabetização. Segundo o Nível de Desenvolvimento Psicogenético da escrita a que cada criança referida corresponde, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
Assinale a sequência correta.
Assinale a sequência correta.
Disciplina:
Psicologia
A partir das contribuições de Jean Piaget para a compreensão do desenvolvimento cognitivo da criança, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O desenvolvimento cognitivo compreende quatro períodos: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
( ) A epistemologia estruturalista perpassa a concepção piagetiana de desenvolvimento cognitivo.
( ) A maturação, a experiência física, as transmissões culturais e o fator de equilibração ou autorregulação desempenham papéis fundamentais no processo de desenvolvimento.
( ) A adaptação da criança ao mundo em que ela vive ocorre a partir do processo de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação.
Assinale a sequência correta.
( ) O desenvolvimento cognitivo compreende quatro períodos: sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.
( ) A epistemologia estruturalista perpassa a concepção piagetiana de desenvolvimento cognitivo.
( ) A maturação, a experiência física, as transmissões culturais e o fator de equilibração ou autorregulação desempenham papéis fundamentais no processo de desenvolvimento.
( ) A adaptação da criança ao mundo em que ela vive ocorre a partir do processo de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação.
Assinale a sequência correta.
Disciplina:
Psicologia
Duas das principais dificuldades encontradas no cotidiano escolar são o chamado fracasso e a evasão escolar, questões que estão intimamente ligadas. Em relação a essas dificuldades, assinale a afirmativa correta.
Disciplina:
Psicologia
Ana é psicóloga escolar do município, e lhe foi encaminhado para atendimento o adolescente Paulo,15 anos, negro, com a queixa de que estaria sofrendo bullying por parte dos colegas da sala, e que não conseguia reagir frente às agressões. No primeiro atendimento, Paulo demonstrou ser um adolescente bastante inteligente, perspicaz, afetivo e sensível. Relatou não possuir qualquer dificuldade de aprendizagem, e que as situações de agressão por parte dos colegas de sala se devem ao fato de ele ser gay, praticante de uma religião de matriz africana, e de preferir andar com as meninas, em vez dos meninos. No presente caso, considere intervenções possíveis de serem efetivadas por Ana.
I. Realizar o atendimento individual de Paulo, acolhendo seu sofrimento psíquico e atuando no sentido de seu fortalecimento pessoal e de tomada de consciência com relação às situações de preconceito decorrentes de seu pertencimento étnico, religioso e de sua orientação sexual.
II. Ações na escola, com orientação à equipe gestora no sentido de esta explicitar e enfrentar as questões de gênero, racismo e homofobia, bem como atividades de grupo com a turma de Paulo, visando trabalhar a diversidade.
III. Plantão psicológico para acolher outras eventuais situações de discriminação nessa unidade escolar, bem como ações de conscientização com toda a comunidade da escola.
São intervenções adequadas ao caso descrito:
I. Realizar o atendimento individual de Paulo, acolhendo seu sofrimento psíquico e atuando no sentido de seu fortalecimento pessoal e de tomada de consciência com relação às situações de preconceito decorrentes de seu pertencimento étnico, religioso e de sua orientação sexual.
II. Ações na escola, com orientação à equipe gestora no sentido de esta explicitar e enfrentar as questões de gênero, racismo e homofobia, bem como atividades de grupo com a turma de Paulo, visando trabalhar a diversidade.
III. Plantão psicológico para acolher outras eventuais situações de discriminação nessa unidade escolar, bem como ações de conscientização com toda a comunidade da escola.
São intervenções adequadas ao caso descrito: