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Com as novas formas de gestão de recursos humanos, gerar talentos é essencial para o sucesso das empresas. Talentos são pessoas dotadas de certas competências especiais com diferenciais competitivos que as valorizem.
Sobre os aspectos necessários para o reconhecimento de um talento na organização, analise as afirmativas a seguir:
I- Conhecimento: É o saber. Constitui o resultado de aprender.
II- Persuasão: capacidade de convencer alguém a tomar determinada atitude.
III- Habilidade: É o saber fazer. Transformação do conhecimento em resultado.
IV- Julgamento: saber analisar a situação e o contexto.
V- Atitude: Saber fazer acontecer.
Considerando as afirmativas, assinale a alternativa CORRETA:
A profissão do psicólogo tem sido interesse de discussão e estudos por parte dos profissionais que a exercem. Estes estudos possibilitam o questionamento da prática profissional, trazendo uma perspectiva de construção de um modelo de exercício mais condizente com o potencial de conhecimentos gerados pela psicologia e em consonância com seu contexto de atuação. Em sua perspectiva organizacional, a psicologia ganha cada vez mais espaço, oferecendo contribuições significativas ao desenvolvimento das instituições e seus funcionários.
Em relação a prática dos psicólogos nas organizações, assinale a alternativa INCORRETA:
Segundo Cordiolli (1998), os transtornos do controle dos impulsos estão entre as patologias menos estudadas na psiquiatria. Porém, dados atuais mostram o crescimento de sua prevalência, incluindo novos diagnósticos. Isso provavelmente está ocorrendo devido a mudanças sociais e culturais decorrentes do próprio desenvolvimento do homem e das tecnologias. O prejuízo para o indivíduo e a sociedade é conhecido e significativo.
São conhecidos como transtornos do controle dos impulsos:
De acordo com Forghieri (2007), o aconselhamento terapêutico é entendido pela relação entre duas ou mais pessoas, por meio de uma conversação, na qual a presença de um aconselhador torna-se essencialmente terapêutica, para uma ou várias dessas pessoas que são os aconselhandos. Esse processo ocorre mediante a criação de um vínculo interpessoal e a atuação do aconselhador através da busca de informações, de esclarecimentos, de reflexões, além da exploração de recursos e capacidades pessoais do aconselhando.
Sobre o aconselhamento terapêutico, é INCORRETO afirmar que:
A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina.
Fonte: Cartilha sobre Avaliação psicológica do CFP, Junho/2007.
Considerando o texto apresentado e de acordo com a resolução CFP nº 007/2003, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) O atestado, o laudo e o parecer são documentos decorrentes da avaliação psicológica e devem ser cuidadosamente elaborados, levando em consideração todo rigor técnico e científico.
( ) A finalidade do laudo psicológico será a de apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico.
( ) A declaração deverá conter em sua estrutura a demanda trazida pelo cliente referentes à problemática apresentada e dos motivos, razões e expectativas que produziram o pedido do documento.
( ) O parecer tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão problema”, visando elucidar as dúvidas que estão interferindo na decisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: