Filtrar


Questões por página:
“As diversas técnicas de entrevista têm em comum o objetivo de avaliar para fazer algum tipo de recomendação, seja diagnóstica ou terapêutica. A entrevista, como ponto de contato inicial, é crucial para o desenvolvimento de uma relação de ajuda no processo terapêutico.” (CUNHA, Jurema Alcides p.52.)
Para levar uma entrevista a termo de modo adequado, o entrevistador deve ser capaz de:
“As psicoterapias de apoio exigem uma cuidadosa avaliação clínica, incluindo a identificação dos sintomas, fatores desencadeantes, diagnóstico nosográfico, aspectos da personalidade e, em muitas situações, uma compreensão profunda da psicodinâmica do paciente.” (Cordioli,2008.)
As intervenções em psicoterapias de apoio destinam-se basicamente em:
“Até o momento, diferentes trabalhos vêm sublinhando a existência de um conjunto de mecanismos de ações próprios das psicoterapias. Numerosas observações clínicas revelam, sem dúvida, a presença de um complexo entre cruzamento de influências de mudança. Contudo, permanece a impressão de que saber que atuam nas psicoterapias múltiplos mecanismos de ação é apenas a primeira abordagem; constitui um conhecimento vago, insuficiente, alude a uma conjunção sem dar ideia de sua organização.” (Héctor Juan Fiorini. Pág.85.)
Em relação ao conjunto de influência de mudanças nas psicoterapias, existem alguns eixos de fundamental importância neste processo; analise-os.
I. Os eixos do processo de mudança em psicoterapia enfatizam três pilares sobre os quais se constrói um sistema de influências de mudanças. Esses pilares constituem uma espécie de tripé de sustentação do processo. II. Os eixos do processo de mudança em psicoterapia objetivam produzir no paciente uma ativação de suas funções egoicas, por meio das quais se torne possível elaborar de modo focalizado a problemática inserida numa situação vital específica, com base no direcionamento, no estímulo e nas realizações simbólicas do vínculo vivido numa relação de trabalho personificada com o terapeuta, com a correlativa ativação das funções egoicas. III. Os eixos do processo de mudança em psicoterapia enfatizam três pilares, sendo o foco, a ativação de funções egoicas do (paciente e do terapeuta) e o processo terapêutico. Esses três pilares atuam instalando uma estrutura de tensões ativadoras recíproca: é necessário um ego ativado para focalizar a tarefa, caso contrário esta se difunde sem limites.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
“O Indivíduo sujeito da história é constituído de suas relações sociais e é, ao mesmo tempo, passivo e ativo, ou seja, determinado e determinante. Ser mais ou menos atuante como sujeito da história depende do grau de autonomia e de iniciativa que esse sujeito alcança.” (Sílvia T. M. Lane & Wanderley Codo (orgs.) pág.40.)
Considerando a informação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O homem é sujeito de sua história na medida em que se insere e se define no conjunto de suas relações sociais, desempenhando atividades transformadoras destas relações.
( ) O indivíduo consciente de si, necessariamente, tem consciência de sua pertinência a uma classe social; enquanto indivíduo, esta consciência se processa transformando as suas próprias ações.
( ) O homem como ser ativo e inteligente se insere historicamente em um grupo social através da aquisição da linguagem, condição determinante para a comunicação e o desenvolvimento de suas relações sociais e, consequentemente, de sua própria individualidade.
( ) O homem age produzindo e transformando o seu ambiente e para tanto ele pensa, planeja sua ação e, depois de executada, ela é pensada e avaliada, determinando ações subsequentes; este pensar se dá através dos significados transmitidos pela linguagem aprendida.
A sequência está correta em
De acordo com Sara Pain (1985) podemos entender a patologia da aprendizagem em um sentido amplo e estrito. A autora afirma em um “sentido estrito” como um problema clínico, tal como se apresenta no consultório e na escola. Supõe um desvio mais ou menos acentuado do quadro normal, mais aceitável, e que responde às expectativas relativas a um sujeito que aprende. São considerados fatores fundamentais que precisam ser levados em consideração no diagnóstico de um problema de aprendizagem: