Filtrar


Questões por página:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os direitos humanos são todos os direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para dignidade, como, por exemplo, o direito de não ter acesso à alimentação suficiente para suprir as necessidades nutricionais diárias.

II. É dever do Assistente Social impedir o acesso do cidadão aos serviços dos Centros de referência da assistência social (CRAS), ainda que esse cidadão apresente indícios incontestáveis de que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Dificultar o exercício do direito regulamentado de convivência familiar é uma atitude exemplificativa de alienação parental, nos termos da Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010.

II. O respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, são princípios que devem ser combatidos pelo Assistente Social no exercício da sua profissão.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. É dever do Assistente Social reduzir a eficiência e a efetividade de qualquer ação voltada para a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice no âmbito dos serviços municipais de assistência social.

II. O acolhimento familiar é uma medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em que o menor é mantido em confinamento em instituição de educação corretiva mantida pelo governo estadual e/ou municipal.

Marque a alternativa CORRETA

Iamamoto (2005), preocupada com o espaço profissional, aponta três elementos originais (o teórico-metodológico; o ético-político; e, o técnico-operativo), que são concepções fundamentais e complementares entre si; porém, se desvinculadas umas das outras, impõem limites à ação do assistente social. Por isso, ela aponta três “armadilhas” (que nada mais são do que a deterioração daqueles três elementos fundadores da profissão), que influenciaram o processo de formação profissional, às quais a categoria se viu prisioneira nos últimos anos – teoricismo; politicismo; e, tecnicismo. Considerando o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Teoricismo. 2. Politicismo. 3. Tecnicismo.
( ) Ocorre quando se dimensiona uma atuação restrita à ação profissional isoladamente sem uma perspectiva crítica.
( ) Ocorre quando não se tem uma aproximação à realidade e de um engajamento político.
( ) Relaciona-se ao engajamento restrito apenas participação e inserção nos movimentos organizados da sociedade.
A sequência está correta em
A trajetória do Serviço Social como profissão no Brasil é profundamente marcada pela dinâmica entre as classes sociais fundamentais e o Estado. Desse modo, a profissão se caracteriza a partir da combinação entre seu movimento político- -organizativo interno e os processos afetos à dinâmica da reprodução social em sentido amplo, ou seja, como totalidade concreta na qual as relações sociais criam e recriam as condições necessárias à continuidade do modo de produção capitalista; e em sentido estrito, no que se refere aos mecanismos de reprodução material e espiritual da força de trabalho. Para José Paulo Netto, o governo instaurado pela autocracia burguesa com o golpe de abril de 1964 forjou certas condições fulcrais para as mudanças operadas no mercado de trabalho, na formação e no exercício profissional, assim como nos processos de autorrepresentações do Serviço Social. A respeito dessas mudanças, assinale a afirmativa INCORRETA.