Filtrar


Questões por página:

A ação profissional do assistente social necessita de planejamento que conduza a mudanças significativas na particularidade da situação e na universalidade das relações sociais. Para tanto se faz necessário superar os limites do enfoque situacional compreendendo os diversos espaços do problema que precisa de intervenção. Contudo, na área social é muito comum que os recursos disponíveis não sejam exatamente os necessários para permitir as mudanças significativas da situação. Sendo assim é preciso traçar prioridades de intervenção.


Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE os critérios que podem, de uma maneira racional e objetiva, serem utilizados.

A respeito da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), assinale a alternativa INCORRETA.
Nogueira (1998), referindo-se a uma das dimensões da interdisciplinaridade, expressa que: “a interdisciplinaridade é mais do que a simples comunicação, podendo ser vislumbrada quando a comunicação ou diálogo sobre e entre saberes e práticas gerar uma integração mútua, constituindo novos saberes e novas práticas que busquem a resolução de um problema concreto”. Essa afirmativa, diz respeito à:
Almeida e Tatagiba (2012), analisando os Conselhos Gestores, afirmam que estes têm esbarrado em limites que, muitas vezes, esvaziam ou restringem seus potenciais democratizantes, criando o paradoxo expresso “no baixo poder relativo dos conselhos vis-à-vis sua força como modelo de participação”. Tal fato, está relacionado, entre outros fatores, à:
“Os Conselhos Gestores são instrumentos de expressão, representação e participação; em tese, eles são dotados de potencial de transformação política. Se efetivamente representativos, poderão imprimir um novo formato às Políticas Sociais” (Gohn, 2001), uma vez que: