Filtrar


Questões por página:

Com relação aos conceitos básicos de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação, julgue o item a seguir.

Em uma aplicação desenvolvida em 3 camadas, a camada de dados é responsável pela guarda dos dados do repositório, cujo acesso e cuja manipulação são responsabilidades da camada de regras de negócio.

Com relação aos conceitos básicos de arquitetura e tecnologias de sistemas de informação, julgue o item a seguir.

Em uma aplicação web que utilize a arquitetura MVC, o componente view pode ser uma página HTML e o controller constitui o código que produz os dados dinâmicos a serem usados pelo HTML.

A propósito dos modelos OSI e TCP/IP, ambientes cliente/servidor e das infraestruturas de computação em nuvem, julgue o próximo item.

A arquitetura cliente/servidor garante que todos os computadores que estejam interligados se comuniquem indiscriminadamente e atuem, ao mesmo tempo, como clientes e servidores de serviços e processos, trocando recursos entre si.

Considere as seguintes frases no contexto de Web Services.


I. Um documento que descreve um web service.

II. Um protocolo de comunicação entre aplicações que rodam em diferentes sistemas operacionais.

III. Uma forma comum para descrever informações que são lidas e entendidas por aplicações computacionais.

IV. Permite a distribuição de conteúdo atualizado para outros websites.


As frases descrevem, de forma sucinta e na ordem em que aparecem, artefatos conhecidos como:

O Sistema de Acompanhamento de Mercados (SisMARKET) apoia o processo de controle de transações de compra e venda de ativos financeiros e fornece aos gestores visões distintas contendo gráficos que demonstram continuamente o andamento das transações. Sendo assim, o SisMARKET possui uma funcionalidade para notificar e atualizar as visões gráficas automaticamente sempre que o quantitativo de um ativo financeiro sofre alterações. No projeto de desenvolvimento do SisMARKET foram empregadas boas práticas, como o uso de padrões de projeto.


Sendo assim, no SisMARKET, o padrão de projeto utilizado na construção da funcionalidade que configura uma dependência um-para-muitos entre objetos, de modo que, quando um objeto muda de estado, todos os seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente, foi o: