Filtrar


Questões por página:
Uma entidade do setor público presta serviços de navegação aérea.
Em 2025, ela foi acionada na justiça por uma companhia aérea por falha de comunicação durante um voo.
Os advogados da entidade estimaram que a perda da causa era provável e o montante correspondente a ela. Deste modo, a entidade reconheceu uma provisão para contingências.
Com relação à característica qualitativa da verificabilidade, o tratamento contábil está 
Uma entidade do setor público apresentou, em 2025, receita com a prestação de serviços de R$ 800.000.
De acordo com a Lei nº 4.320/64, esse tipo de receita é classificado como
Em 01/03/2025, uma entidade do setor público adquiriu um rádio aeronáutico para transmitir e receber mensagens entre aeronaves e órgãos de controle de tráfego aéreo por R$ 30.000. A vida útil foi, inicialmente, estimada em 10 anos. Além disso, a entidade deprecia os seus ativos imobilizados com base no método da linha reta.
Em 31/12/2025, a entidade avaliou a recuperabilidade de seus ativos imobilizados e estimou que o rádio apresentava valor justo líquido de despesas de venda de R$ 26.800, enquanto o seu valor em uso era estimado em R$ 28.200.
No Balanço Patrimonial da entidade, em 31/12/2025, o rádio aeronáutico era avaliado por
Em junho de 2026, uma entidade do setor público adquiriu, por R$ 200.000, um terreno ao lado de um aeroporto, com o objetivo de mantê-lo para valorização do capital a longo prazo. Os custos de transação foram de R$ 15.000.
Na data da compra, a entidade estimava que o valor justo do terreno, em 31/12/2026, seria de R$ 220.000. O valor presente desse valor na data da compra era de R$ 177.000.
A mensuração inicial do terreno no Balanço Patrimonial da entidade foi de 
Em uma auditoria interna realizada em uma empresa pública federal, o auditor identificou que uma despesa havia sido empenhada e liquidada em determinado exercício financeiro, mas não foi paga até 31 de dezembro daquele ano.
Diante do encerramento do exercício, o setor de contabilidade questionou o tratamento adequado a ser conferido a essa despesa, especialmente quanto à sua inscrição contábil e à possibilidade de pagamento no exercício subsequente.
Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e a Lei nº 4.320/1964, a despesa descrita deve ser inscrita em