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Em relação às informações sobre travessia de pedestres em vias públicas constantes na NBR 9050 de 2020, observe as afirmativas a seguir
I. A inclinação do rebaixamento de calçada deve ser preferencialmente menor que 5%, admitindo-se até 8,33%, no sentido longitudinal da rampa.
II. Recomenda-se que a largura do rebaixamento de calçadas seja maior ou igual a 1,80m, admitindo-se o mínimo de 1,50m.
III. A definição da localização das travessias nas vias públicas (no meio de quadra, próximo às esquinas ou nas esquinas) é de responsabilidade do município.
Está correto o que se afirma em
I. A inclinação do rebaixamento de calçada deve ser preferencialmente menor que 5%, admitindo-se até 8,33%, no sentido longitudinal da rampa.
II. Recomenda-se que a largura do rebaixamento de calçadas seja maior ou igual a 1,80m, admitindo-se o mínimo de 1,50m.
III. A definição da localização das travessias nas vias públicas (no meio de quadra, próximo às esquinas ou nas esquinas) é de responsabilidade do município.
Está correto o que se afirma em
Com o passar do tempo, a população da cidade de Niterói cresceu e as moradias foram se afastando do centro, provocando o que chamamos espraiamento urbano, produto das políticas de uso e ocupação do solo, incentivado, principalmente, pelo uso do automóvel. Como consequência, as viagens casa-trabalho ficaram cada vez mais longas, aumentando os tempos de deslocamento e prejuízos ao desempenho do transporte coletivo. Isso favorece ainda mais a busca por veículos particulares. Nesse processo, as áreas verdes são comprometidas, os engarrafamentos são recorrentes, a poluição atmosférica e sonora aumenta, além de aumentar também o número de acidentes.
Adaptado de https://urbanismo.niteroi.rj.gov.br/pmus
Para enfrentar os impactos negativos do espraiamento urbano, podem ser adotadas as medidas indicadas a seguir, exceto uma. Assinale-a.
Adaptado de https://urbanismo.niteroi.rj.gov.br/pmus
Para enfrentar os impactos negativos do espraiamento urbano, podem ser adotadas as medidas indicadas a seguir, exceto uma. Assinale-a.
Instituído pela Lei nº 827/1990 e vinculado à Secretaria Municipal das Culturas, o Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC) é responsável pela proteção e preservação do patrimônio cultural de Niterói.
Diante dessa atribuição, assinale a opção que exemplifica corretamente um instrumento ou categoria de preservação previsto em sua área de atuação.
Diante dessa atribuição, assinale a opção que exemplifica corretamente um instrumento ou categoria de preservação previsto em sua área de atuação.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1996, se ergue sobre o promontório da Boa Viagem, à beira do mar. A arquitetura do museu se apresenta como um valor em si mesma, transformando o edifício em obra de arte e ícone urbano. O MAC estabelece uma relação sensível com o espaço urbano e natural, promovendo um descortinar gradativo de surpresas sensoriais para os visitantes. Mais do que as obras expostas, o que atrai o público é o próprio edifício, sua leveza estrutural e a integração com a paisagem da enseada, composta historicamente por marcos naturais e construções humanas.
Adaptado de CUNHA BRUNO, J. S. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ. Uma estratégia de promoção da cidade. RB. Estudos Urbanos e Regionais, v.4,2002.
Com base no texto, avalie as afirmativas a seguir.
I. O MAC, ao se tornar um ícone arquitetônico, cumpre a função de abrigar obras de arte e, também, de gerar impacto simbólico e turístico para a cidade de Niterói.
II. A localização do MAC, no promontório da Boa Viagem, estabelece um diálogo entre a obra arquitetônica e os elementos naturais e históricos da enseada, reforçando sua presença urbana e paisagística.
III. A arquitetura do MAC, marcada pelo uso de transparências, rampas e perspectivas progressivas, cria experiências sensoriais para os visitantes e destaca a integração entre o edifício e a paisagem.
Está correto o que se afirma em
Entre as décadas de 1900 e 1930, sem a magnitude e a rapidez das obras que modernizaram a capital federal, a região central de Niterói viveu imersa em reformas urbanas, com obras que refletiam o processo de inserção da cidade nas novas circunstâncias da economia nacional.
Adaptado de CORTE, A. (org.). Niterói 450 anos: capítulos de sua história. São Paulo: Alameda,2024.p.81
A respeito do processo de modernização niteroiense nesse período, é correto afirmar que
Adaptado de CORTE, A. (org.). Niterói 450 anos: capítulos de sua história. São Paulo: Alameda,2024.p.81
A respeito do processo de modernização niteroiense nesse período, é correto afirmar que