Filtrar


Questões por página:
Do ponto de vista da jardinagem num jardim histórico, a manutenção visa a três objetivos básicos: manter as qualidades físicas e químicas do solo, garantindo aos vegetais o fornecimento de água e dos nutrientes necessários; manter constantes, dentro da margem ditada pelos ritmos naturais, os volumes, cores e texturas dos vegetais e defender a flora e a fauna do jardim contra organismos nocivos ou desastres naturais.
Para cumprir esses objetivos, que se interpenetram, devem ser executados os seguintes trabalhos.
No que se refere à preservação de jardins históricos, assinale a alternativa correta:
A Carta de Florença, de 1981, elaborada pelo Comitê Internacional de Sítios e Jardins Históricos da UNESCO, define em seu artigo 1º que “um jardim histórico é uma composição arquitetônica e vegetal que, do ponto de vista da história ou da arte, apresenta um interesse público. Como tal é considerado monumento”.
Mais adiante, no artigo 4º, a Carta relaciona os elementos que se destacam na composição arquitetônica do jardim histórico.
Assinale a afirmativa que não apresenta um dos elementos da Carta.
No Brasil, somente no final do século XVIII e durante o século XIX, a preocupação com a paisagem e a arborização das cidades começou a adquirir importância. No entanto, os jardins e praças construídos nesse período eram inspirados em influências externas e eram restritos às camadas mais abastadas da população.
A partir da década de 30 do século XX, o paisagismo rompe com as influências estrangeiras e democratiza esses espaços para uso por todas as camadas sociais. Essa mudança teve grande influência de:
Analise as regras abaixo e, de acordo com a NBR 9050 (2004), assinale a afirmativa incorreta.