Filtrar


Questões por página:
O brise-soleil (quebra-sol), idealizado por Le Corbusier no projeto de urbanização de Argel (1930-1934), teve a sua aplicação prática e definição final feita pelos arquitetos brasileiros, que, com estudos do movimento do sol nas várias estações e nas diversas latitudes, estabeleceram regras conforme a orientação das fachadas. A respeito do brise-soleil, quando utilizados no território brasileiro, analise:

I. é desnecessário na face norte.

II. é útil principalmente no verão, quando o sol está relativamente baixo no horizonte, penetrando profundamente nas dependências.

III. no verão, a lógica impõe o uso de brises horizontais na face norte e verticais na face oeste.

É correto o que consta em
Quanto à conveniência de ventilação em clima quente e seco, as aberturas devem ser
Os mecanismos de trocas de térmicas secas são
Os conceitos fundamentais e as principais características da arquitetura brasileira, desde a metade do século XX, decorrentes das condições históricas vigentes no país na época, são

I. predominância da arquitetura urbana;

II. importância fundamental dos edifícios públicos;

III. conflitos e tentativas de conciliação entre o apelo revolucionário e o apego à tradição, e, de outro lado, a sedução por tudo que é estrangeiro e o orgulho nacional.

É correto o que consta em

O Pavilhão Brasileiro da Feira de Nova York (Lúcio Costa e Oscar Niemayer, 1939), atraiu a atenção mundial sobre a obra dos arquitetos brasileiros que, naquela época, tinham poucas obras completas para mostrar.



No que concerne ao edifício, considere:

I. Com suas linhas leves e graciosas, unindo o exterior e o interior em volumes inesperados e criando uma riqueza de perspectivas em todos os níveis, este pavilhão se destacou inesperadamente, em meio à confusão indiscriminada de estilos.

II. O térreo livre libera a topografia original do terreno, reforçando o impacto do bloco superior de exposições apoiado sobre pilotis.

III. Foi uma construção temporária e, apesar do emprego de uma estrutura rígida, a construção tinha extraordinária flexibilidade.

É correto o que consta em