Filtrar


Questões por página:

Os sistemas de ensino garantirão aos educandos com necessidades especiais, conforme Artigo 59º da Lei nº 9394/96, ao serem matriculados com condições necessárias para uma educação de qualidade. Considerando o disposto na Legislação em pauta, análise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) Devem assegurar currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

( ) Não haverá necessidade da terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados.

( ) Os professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

( ) Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Considerando o disposto nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Resolução CNE CEB nº 2/ 2001), conforme Artigo 2. Análise as afirmativas abaixo:


I. A modalidade de ensino destinada aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

II. A escola deve assegurar as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos. Cabe aos familiares organizarem o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais.

III. Promover o atendimento às necessidades educacionais especiais de estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas.

IV. Na educação especial, todos os alunos, com e sem deficiência têm a circunstância de conviverem e aprenderem juntos.


Assinale a alternativa correta.

Conforme ordena o Estatuto da Criança e do Adolescente no Artigo 4º.

“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”

Análise o Artigo 4º, Parágrafo único, e assinale a alternativa incorreta:

A eficácia das estratégias educacionais, é um fator importante para a aquisição de conhecimento. As estratégias englobam técnicas ou métodos que os estudantes utilizam para aprender. Nesse sentido, Boruchovitch e Santos (2011) destacam que: ”A aprendizagem escolar encontra-se fortemente associada à utilização eficiente de estratégias de aprendizagem. O anseio de que elas sejam inseparáveis do processo de ensinar e aprender exige um professor que saiba combinar o ensino dos conteúdos com as técnicas, os procedimentos e as estratégias no contexto das situações concretas que encontra (Veiga Simão,2004b). Teóricos recomendam que o trabalho do professor não seja destinado apenas a proporcionar conhecimentos e a assegurar certos produtos ou resultados da aprendizagem, mas também a fomentar os processos mediante os quais esses produtos podem ser alcançados.

(Noguerol,1999; Pozo,1996,1998,2002).”

(BORUCHOVITCH; SANTOS,2011, p.287)


Assinale a alternativa incorreta sobre o tema discutido pelos autores, acima, citados:

Com relação aos mecanismos de aprendizagem, Piletti e Rossato (2012), discorrem sobre teorias e teóricos importantes nessa área. Leia o texto apresentado pelos autores:

“[...] apresentamos teorias psicológicas que enfatizam os fatores externos, as forças ambientais como o _______________ [...]. Outras teorias como a _____________, atribuem mais ênfase a fatores internos: percepção, intuição, compreensão. Também defensora da influência decisiva de fatores internos, só que representados pela estrutura da personalidade, com ênfase no inconsciente é a __________________ [...]. Já a _______________ advoga em prol do chamado interacionismo, ou seja, que a aprendizagem decorre de fatores internos ou inatos e externos ou ambientais que interagem no processo de desenvolvimento como ___________ [...]. A essas quatro teorias, consideradas clássicas, podemos acrescentar outras quatro [...]: ___________ enfatiza o vínculo entre a aprendizagem escolar e a cultura constituída historicamente; _______ [...] para quem no processo de ensino e aprendizagem deve-se levam em conta o desenvolvimento integral do indivíduo, em suas dimensões afetivas, intelectuais, motoras e sociais. ________ considera que a aprendizagem só ocorrerá e será duradoura na medida em que resultar do engajamento livre do indivíduo, trabalhando coletivamente em relações caracterizadas pela empatia e pelo respeito mútuo; e ____________ que se refere a uma mudança radical na concepção da alfabetização, a partir da própria criança, que vai dirigindo o processo e construindo o próprio conhecimento. (PILETTI; ROSSATO, 2012, p.11)


Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas: