Filtrar


Questões por página:
O desenvolvimento do cálculo diferencial teve suas origens no século XVII resultado de problemas sobre tangente à curvas e de questões de máximos e mínimos. Anos depois, foram desenvolvidas regras de derivação e derivada das principais funções elementares.
Faça a associação correta entre as duas colunas, relacionando a função à sua derivada correspondente.
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre números e letras:
Quando se entende parcialmente uma teoria, é possível que se chegue a muitos absurdos por inobservâncias das condições para aplicar determinados resultados matemáticos. Foi isso essencialmente o que aconteceu com a análise, durante o século seguinte à invenção do cálculo diferencial e integral, tendo como resultado uma acumulação de absurdos. Observe os procedimentos abaixo:
Considere a integral
Imagem associada para resolução da questão

Marque a alternativa CORRETA que justifica a razão do absurdo demonstrado.
Para vender bolas de basquete foram encomendadas embalagens unitárias em formato de tetraedros regulares, com a condição que partes de cada bola tenham suas superfícies externas à embalagem. Assim, cada bola terá quatro calotas esféricas idênticas à mostra, conforme a ilustração a seguir:

Imagem associada para resolução da questão

Considere que todas as bolas de basquete tenham o mesmo raio e que elas devem ser tangentes às arestas da embalagem em formato de tetraedro regular. Sabendo que o diâmetro de cada bola de basquete mede 72 cm, determine a medida da aresta de uma embalagem.
O método de integração tem sua origem no método da exaustão, o qual admite que uma grandeza possa ser subdividida indefinidamente e sua base seja a proposição: se de uma grandeza qualquer subtrai-se uma parte não menor que sua metade, do restante subtrai-se também uma parte não menor que sua metade, e assim por diante, se chegará, por fim, a uma grandeza menor que qualquer outra predeterminada da mesma espécie. Arquimedes aplicou este método para calcular a área de uma região limitada por um arco de parábola e pelo segmento que une as extremidades de tal arco (problema conhecido como a quadratura da parábola). Considere o arco de parábola Imagem associada para resolução da questão de extremidades
A e B e os pontos C, D, E de Imagem associada para resolução da questão, obtidos traçandose os segmentos LC, MD, NE paralelos ao eixo focal da parábola, onde L, M, N são pontos médios dos segmentos AB, AC, BC, respectivamente (veja Figura 1). Denotando, de maneira geral, Imagem associada para resolução da questão como área do triangulo de vértices destacados, Arquimedes mostrou que
Imagem associada para resolução da questão Repetindo sucessivamente esse raciocínio, conclui-se que a área da região limitada pelo arco de parábola e pelo segmento AB (segmento parabólico) é dada por
Imagem associada para resolução da questão
Dada a parábola y = x2 - 4x + 4 e seus pontos A(1,1) e B(4,4), o valor da área do segmento parabólico, em unidade de área, é:
João foi a uma concessionária comprar um carro novo. O modelo que ele escolheu custa R$ 78.750,00. O vendedor, Paulo, lhe apresentou duas opções de compras parceladas, ambas com 24 prestações fixas a serem pagas a partir do mês seguinte ao da compra.
Proposta I: sem entrada e com taxa de juros compostos de 2% ao mês.
Proposta II: com uma entrada de R$ 18.750,00 e com taxa de juros compostos de 1,8% ao mês. João, então, foi para casa calcular os valores totais nas duas propostas apresentadas por Paulo.
Usando 1,0224 = 1,6 e 1,01824 = 1,5 calcule a diferença aproximada dos valores totais a serem pagos nas duas propostas apresentadas por Paulo.