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Durante uma aula sobre os grandes movimentos da música popular brasileira, a professora de artes, Mariana, decide fazer uma atividade interativa sobre a Bossa Nova. Após explicar as principais características do movimento — a sofisticação harmônica com influências do jazz, a temática lírica e cotidiana, e a revolucionária "batida" do violão — ela divide a turma em cinco grupos. Cada grupo recebe um conjunto de cartões com nomes de importantes compositores e letristas brasileiros de diferentes épocas. A tarefa é selecionar e agrupar os nomes que foram as figuras de proa na criação e consolidação da Bossa Nova, especialmente em seu período clássico (final dos anos 1950 e início dos anos 1960). Ao final da atividade, os grupos apresentam suas seleções. A professora Mariana precisa agora avaliar qual grupo cumpriu a tarefa corretamente.

Qual dos grupos abaixo selecionou um conjunto de nomes que representa, de forma coesa e precisa, a linha de frente de compositores e letristas da Bossa Nova? Assinale a alternativa CORRETA.
As cadências harmônicas são sequências de dois ou mais acordes que funcionam como pontuações na música tonal, articulando o final de frases e seções com diferentes graus de finalização. O poder e a função de uma cadência são definidos pelos acordes que a compõem, especialmente o penúltimo e o último. Analise as quatro progressões harmônicas curtas abaixo, todas na tonalidade de Dó Maior, e identifique qual delas termina com uma cadência plagal.

Progressão I: C | Am | F | C
Progressão II: F | C | G7 | C
Progressão III: C | F | C/G | G
Progressão IV: Dm | G7 | C | F

Com base na análise das progressões, a cadência plagal é encontrada em:
Uma coordenadora pedagógica de um projeto de orquestras jovens está realizando a formação de novos professores de instrumento. Para iniciar a discussão sobre a metodologia do projeto, ela apresenta o seguinte trecho, que resume a filosofia da instituição:

"Dar os primeiros passos na música a partir do ensino coletivo é extremamente motivador. O aprendizado musical é mais agradável quando feito em grupo, e as razões para isso encontram-se no fato de que o aluno compartilha suas dificuldades com os colegas, se sente parte de uma orquestra, e a qualidade musical é maior quando comparado ao estudo individual" (Dantas,2016, p.126).
Após a leitura, a coordenadora desafia os novos professores a refletirem sobre como essa filosofia se traduz em ação pedagógica no dia a dia.

Considerando a filosofia apresentada no trecho e os desafios práticos do ensino coletivo de instrumentos, a postura pedagógica CORRETA e criticamente consciente para um professor que atua nesse contexto, é:
Durante uma aula de piano, o Professor Marcos pede à sua aluna, Júlia, que toque a escala de Sol bemol Maior. Júlia executa as notas corretamente na tecla, mas ao recitar as notas em voz alta, ela diz: "Fá sustenido, Sol sustenido, Lá sustenido, Si, Dó sustenido, Ré sustenido, Mi sustenido". O professor a interrompe e corrige, explicando que a escala deve ser pensada e nomeada como "Sol bemol, Lá bemol, Si bemol, Dó bemol, Ré bemol, Mi bemol, Fá". Confusa, Júlia argumenta: "Mas, professor, a tecla do 'Dó bemol' é a mesma do 'Si', e a escala de Fá sustenido Maior soa exatamente igual à de Sol bemol Maior. Por que preciso usar um nome se posso usar outro que é mais simples e não tem bemol dobrado no quarto grau?"

A explicação que o Professor Marcos pode oferecer a Júlia para justificar, do ponto de vista teórico-musical, a importância da grafia CORRETA e do conceito de enarmonia neste contexto, é:
Sobre a técnica de encadeamento de acordes (condução de vozes na harmonia tonal), considere as sentenças a seguir:

I- Em progressões diatônicas, recomenda-se manter as notas comuns entre acordes na mesma voz sempre que possível, reduzindo o movimento desnecessário.
II- Ao usar o acorde de sétima do dominante (V⁷), a sétima do acorde deve subir por grau conjunto para resolver adequadamente.
III- A sensível (7º grau) tende a resolver para a tônica na mesma voz, preferencialmente por movimento em grau conjunto.
IV- Entre soprano e baixo, prefere-se movimento paralelo para reforçar a direção harmônica e evitar cruzamentos de vozes.

Está(ão) CORRETA(S):