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“A educação institucionalizada de crianças pequenas surgiu no Brasil no final do século XIX.” Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir. I. No século XX, a educação brasileira acompanhou transformações econômicas, políticas e sociais, entre as quais se destacam o debate em torno do cuidado, da preservação e da preparação da infância. II. Em 1940 surgiu o Departamento Nacional da Criança, cuja finalidade era ordenação das atividades dirigidas à infância, administrado pelo Ministério da Educação e Cultura. III. A educação infantil tem sua origem e materialidade com a prestação de assistência à saúde se vinculando com o fator educacional. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Antes da sanção da nova Lei de Drogas, o país tinha 47 mil presos por tráfico de entorpecentes. Hoje, a cifra chegou a 138 mil – ou um a cada quatro presos. O crescimento de detentos nesse período teria relação com a nova legislação. A nova política de drogas adotada a partir de 2006 trouxe a distinção entre usuário e traficante. Acerca dessa lei, analise as afirmativas a seguir. I. O usuário de drogas não poderá ser condenado. II. O usuário de drogas poderá ser condenado a penas leves. III. O traficante deverá ser condenado de 5 a 15 anos de prisão, mais multa de 500 a 1.500 reais. IV. O traficante condenado poderá receber como pena, prestação de serviços comunitários ou medidas educativas. Estão corretas apenas as afirmativas
Um projeto é definido como satisfatório com base nas aprendizagens que proporciona aos seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final. Vale ressaltar aos educadores que a interdisciplinaridade, quando voltada para a educação, em especial aos projetos educacionais, se baseia em alguns princípios, EXCETO:
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola revela sua identidade, projeta ações e reflete o processo de ensino-aprendizagem. É importante que o documento vigente em sua instituição esteja em consonância com a rotina escolar e com as necessidades dos alunos e da comunidade. São os envolvidos no PPP, EXCETO:
No âmbito educacional escolar, a avaliação inclusiva deve ter sempre a característica de processo, de um caminho e não de um lugar, porque implica numa sequência contínua e permanente de apreciações e de análises qualitativas, com enfoque compreensivo. Assim sendo, convém evitar