Filtrar


Questões por página:

Os estudos de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo lançam luz sobre o modo pelo qual as crianças percebem o mundo ao seu redor nas diferentes idades e estágios.


Considerando o estágio pré-operatório, segundo a teoria de Piaget, analise as características a seguir.


I. Animismo: atribuição de sentimentos humanos aos objetos;

II. Conservação: compreensão de que a quantidade permanece a mesma quando a aparência muda;

III. Egocentrismo: incapacidade de se colocar na posição de outra pessoa.


É (são) característica(s) do estágio pré-operatório:

Adriana,38 anos, tem surdez congênita causada pela rubéola que sua mãe teve durante a gravidez. Adriana procurou a Vara da Infância e da Juventude de sua comarca para se habilitar à adoção de uma criança.


De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e com o Estatuto da Pessoa com Deficiência:

A mãe de Leo,8 anos, foi chamada na escola. O menino recusa-se a fazer as tarefas, anda pela sala de aula atrapalhando os colegas, afronta os professores e insultou a diretora ao ser punido com a perda do recreio. Quando é surpreendido em alguma falta, Leo reage com raiva e culpa as outras crianças. A mãe de Leo relatou que em casa ele resiste a limites e enfrenta sua autoridade.


De acordo com o CID – 10 e com o DSM-V, pode-se reconhecer no quadro apresentado por Leo características do:

Aline,8 anos, costumava frequentar a casa de seu vizinho, a quem dava o tratamento de avô. O homem de 59 anos dava dinheiro e presentes à menina e a fotografava em poses sensuais com pouca ou nenhuma roupa. Quando a mãe de Aline descobriu o que acontecia, procurou a Delegacia de Polícia para lavrar um Boletim de Ocorrência.


Considerando a situação descrita e a garantia de direitos de Aline:

Questão Anulada

Mario é psicólogo do Ministério Público (MP) e, nas horas vagas, presta serviço a uma organização onde atende clinicamente crianças vítimas de violência. Depois que faz as avaliações no MP, costuma encaminhar os casos de violência para tal organização onde ele poderá atendê-los e, assim, a seu ver, promover a saúde mental das crianças e de seus familiares.

 

De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, Mario: