Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir.

“[...] o uso que sociedade faz de seus arquivos é, naturalmente, multifacetado, cambiante no tempo e disperso, sendo, entretanto, possível estabelecer basicamente três categorias, ligando-as a seus objetos e seus sujeitos.”

Fonte: BELLOTTO, Heloisa Liberalli. Arquivos: estudos e reflexões. Belo Horizonte: Editora UFMG,2014, p.311.


A respeito do uso multifacetado dos documentos, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente a categoria de uso com o seus respectivos objeto e sujeito.


COLUNA I

1. Uso acadêmico

2. Uso prático

3. Uso popular

COLUNA II

( ) objeto: prático

( ) objeto: informativo

( ) objeto: especulativo

( ) sujeito: homem comum

( ) sujeito: pesquisador

( ) sujeito: profissional (técnico)


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Leia o texto a seguir.

“O princípio da proveniência tem guiado o trabalho dos arquivistas desde sua formulação na primeira metade do século 19 e, desse então, permaneceu como um tópico fundamental do debate e do discurso arquivísticos.”

Fonte: DOULAS, Jennifer. Origens: ideias em evolução sobre o princípio da proveniência. In: EASTWOOD, Terry; MACNEIL, Heather (org.). Correntes atuais do pensamento arquivístico. Belo Horizonte: Editora UFMG,2016, p.47.

A respeito do princípio da proveniência, analise as afirmativas abaixo:


I. Alguns teóricos da arquivologia consideram que o princípio da proveniência inclui, enquanto subprincípios, tanto o princípio do respeito aos fundos quanto o princípio do respeito à ordem original.


II. O princípio da proveniência, enquanto princípio organizativo, estabelece que a manutenção dos documentos arquivísticos deve respeitar a natureza orgânica e a personalidade individual do todo arquivístico.


III. A proveniência tem associação com o contexto de criação dos documentos.


Está CORRETO o que se afirma em:

Leia os textos a seguir.

“Realmente, só assim deve ser entendida a arquivologia: documentos contextualizados no seu meio genético de geração, atuação e acumulação. Ressalte-se com isso a primeira grande especificidade deste objeto essencial da arquivologia que são os arquivos entendidos como conjuntos [...].”

Fonte: SCHMIDT, Clarissa Moreira dos Santos. A construção do objeto científico na trajetória histórico-epistemológica da arquivologia. São Paulo: ARQ-SP,2015. (Thesis,3), p.218.


Leia os textos a seguir. “Realmente, só assim deve ser entendida a arquivologia: documentos contextualizados no seu meio genético de geração, atuação e acumulação. Ressalte-se com isso a primeira grande especificidade deste objeto essencial da arquivologia que são os arquivos entendidos como conjuntos [...].”

Fonte: SCHMIDT, Clarissa Moreira dos Santos. A construção do objeto científico na trajetória histórico-epistemológica da arquivologia. São Paulo: ARQ-SP,2015. (Thesis,3), p.218.


A característica dos documentos arquivísticos a que se referem os autores, em ambos os textos, é a:

As Cartas Patrimoniais são documentos que contêm recomendações no que diz respeito, entre outros temas, àqueles ligados à preservação e conservação dos chamados Patrimônios Culturais. Muitos desses documentos, firmados internacionalmente, representam tentativas que vão além do estabelecimento de normas e procedimentos, criando conceitos às vezes globais e, outras vezes locais.

(ROVER, Hellen Pereira Charile. Palácio Anchieta. Uma visita à restauração guiada pelos princípios da Carta de Veneza. Resenhas Online, São Paulo, ano 14, n.167.02, Vitruvius, nov.2015 https://vitruvius.com.br/revistas/read/resenhasonline/14.167/5811).


Sobre as Cartas Patrimoniais, assinale a afirmativa INCORRETA acerca da Carta de Veneza:

Em 1936, foi criado o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), que consolidaria um novo campo de representações simbólicas na construção da identidade brasileira. Sua atuação foi regulamentada pelo Decreto-Lei 25, promulgado em 1937.

Considerando o contexto mencionado, está INCORRETA a seguinte afirmativa: