Filtrar


Questões por página:
O Processamento dos Produtos para a Saúde (PPS) compreende etapas bem definidas, que devem ser cuidadosamente observadas, a fim de mitigar o risco de infecções cruzadas: pré-limpeza, recepção, limpeza, secagem, avaliação da integridade e da funcionalidade, preparo, desinfecção ou esterilização, armazenamento e distribuição para as unidades consumidoras (BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família,2022). Em relação aos processos de pré-limpeza e limpeza dos instrumentais, avalie as assertivas abaixo e, em seguida, faça o que se pede.

I. A presença de resíduos orgânicos nos instrumentais clínicos compromete a eficiência do processamento de controle de microrganismos, atuando como barreira física e impedindo a ação do agente desinfetante e esterilizante. II. A higienização das mãos, necessária antes de se iniciar o atendimento, deve ser realizada no mesmo lavatório utilizado para a limpeza ou descontaminação dos artigos, desde que este local tenha sido corretamente desinfetado. III. Detergente Enzimático é um composto formado por um grupo de enzimas, tensoativos e solubilizantes que, em conjunto, removem a matéria orgânica pela ação de decomposição do sangue e fluídos corpóreos aderidos nos artigos e, assim, promovem a desinfecção de alta eficácia dos instrumentais, antes da sua reutilização.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:
No livro “Fundamentos básicos das grupoterapias”, Zimerman (1999) apresenta requisitos básicos para caracterizar um grupo. São eles, EXCETO:
Enriquez (2001), no texto “O vínculo grupal”, observa que um grupo só se constitui em torno de um objetivo comum. Sobre esse projeto, é possível afirmar que:
No livro “Terapia cognitiva para desafios clínicos”, Beck (2006) propõe um diagrama de conceituação cognitiva para ajudar o terapeuta na organização da grande quantidade de dados que o terapeuta coleta sobre seus pacientes. Esse diagrama permite, EXCETO:
Rosemberg (2021), em seu livro “Comunicação não violenta”, nos adverte que algumas formas de comunicação nos afastam de nosso estado compassivo natural, que ele denomina de “comunicação alienante da vida (CAV)”.
Sobre essa maneira de comunicação, é CORRETO afirmar: