Filtrar


Questões por página:
No entendimento de Libaneo (et. al.,2003), é importante insistir no entendimento da cultura da escola, a cultura organizacional, porque ela é importante elemento curricular. Em outras palavras, tão relevantes quanto os conteúdos escolares são as aprendizagens das relações vividas na família, na comunidade, nas mídias. Isso é o que Libaneo (et. al.,2003) denomina de currículo

Dos professores, ouvíamos: os pais dos alunos que mais precisam de ajuda são sempre os mais difíceis de trazer até a escola.


Dos pais desses alunos que mais precisam, ouvíamos: nós, que mais precisamos de ajuda, somos os mais cobrados pelas escolas.


Tais afirmações, de acordo com Castro e Regattieri (2009), são recorrentes em entrevistas e, ao citá-las as autoras querem demonstrar que, nas relações escola-família, em caso de fracasso escolar, o comportamento mais comum é

Para Aguiar (2006), no âmbito da escola, o exercício da participação que caracteriza a gestão democrática abre novas possibilidade de organização pedagógica. O conselho escolar, ao contribuir com a ampliação das oportunidades de aprendizagem dos estudantes, se fortalece como

Na opinião das autoras, o Sítio do Picapau Amarelo é o Brasil. É a pátria como Lobato gostaria que fosse: __________ às experiências modernas. Dona Benta concretiza esse ponto de vista, pois, atenta aos eventos que se __________ no mundo, não se escandaliza com a tecnologia, embora _________ consequências que considera __________ .

Para que o texto esteja de acordo com a norma-padrão de concordância verbal e nominal, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:

mostrar texto associado

Considere as frases elaboradas a partir do texto.

•  Quanto às personagens provenientes do exterior, é a voz de Dona Benta que _____________ nas narrativas.

•  Por respeitar a inteligência das crianças, Lobato _____________ livros cuja abordagem da fantasia era muito inovadora.


Com base na norma-padrão de emprego dos pronomes, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por: