Filtrar


Questões por página:
Leia os itens abaixo e estabeleça a relação do tema e o respectivo conceito.

TEMA
1. Língua
2. Aprendizagem
3. Primeira Infância
4. Aprendizado
5. Desenvolvimento
6. Linguagem


CONCEITO

( ) É o processo de construção, aquisição e apropriação de conhecimento. Prática do exercício de aprender.

( ) É o conteúdo a ser aprendido.

( ) O período que vai desde o nascimento até os 6 anos de idade.

( ) É a construção e aquisição de novas habilidades de forma contínua, dinâmica e progressiva para a realização de funções cada vez mais complexas.

( )É o mecanismo que utilizamos para transmitir nossos conceitos, ideias e sentimentos. Representado por qualquer conjunto de signos ou sinais.

( ) É um código verbal característico, ou seja, um conjunto de palavras e combinações específicas compartilhado por um determinado grupo.


Assinale a sequência CORRETA:
A capacidade de organizar e estruturar a experiência vivida vem da própria atividade das estruturas mentais que funcionam seriando, ordenando, classificando, estabelecendo relações. Há um isomorfismo entre a forma pela qual a criança organiza a sua experiência e a lógica de classes e relações. Os diferentes níveis de expressão dessa lógica são o resultado do funcionamento das estruturas mentais em diferentes momentos de sua construção. Tal funcionamento, explicitado na atividade das estruturas dinâmicas, produz, no nível estrutural, o que Piaget denomina os “estádios” de desenvolvimento cognitivo. Os estádios expressam as etapas pelas quais se dá a construção do mundo pela criança.

Com estes critérios Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da criança:

I. Estádio da inteligência sensório-motora (até, aproximadamente, os 2 anos).
II. Estádio da inteligência simbólica ou pré-operatória (2 a 7-8 anos).
III. Estádio da inteligência operatória concreta (7-8 a 11- 12 anos).
IV. Estádio da inteligência formal (a partir, aproximadamente, dos 12 anos).


Estão CORRETAS:
Sobre o desenvolvimento e aprendizagem infantil, analise os itens a seguir:


I. Os processos de desenvolvimento e aprendizagem infantil ocorrem continuamente nas relações que a criança estabelece desde seu nascimento, iniciando com seus pais e, depois, com cuidadores e professores, profissionais de saúde, outras crianças e indivíduos da comunidade na qual está crescendo.

II. As crianças experienciam e aprendem no mundo através dos relacionamentos socioafetivos, e estes, por sua vez, influenciam todos os aspectos do desenvolvimento infantil. Além disso, ela também se beneficia de suas próprias ações em relação às pessoas com que convive e aos objetos que utiliza em seu cotidiano e nas brincadeiras.

III. O estímulo ao desenvolvimento neurológico é necessário, cabendo ao cuidador oferecer atenção, reagir às iniciativas de interação infantil, servindo de referência para a criança.

IV. Um importante aspecto da experiência do desenvolvimento infantil, do ponto de vista da criança, são as habilidades que ela adquire ao brincar, seja com objetos ou com pessoas.

V. Relações com empobrecimento afetivo e negligência funcionam como fatores de risco para distúrbios psicossociais no futuro.


Estão CORRETAS:
De acordo com o 3º da Lei nº 8.069/90 – ECA, “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento, EXCETO:
Dentre as interferências sociais e culturais que marcam o ensino e aprendizagem artísticos brasileiros podemos destacar: Assinale a alternativa CORRETA:

I. Os comprometimentos do ensino artístico (desenho) visando a uma preparação para o trabalho (operários), originado no século XIX durante o Brasil Imperial e presente no século XX.

II. Os princípios do liberalismo (ênfase na liberdade e aptidões individuais) e o positivismo (valorização do racionalismo e exatidão científica), por um lado, e da experimentação psicológica, por outro, influenciando na educação em arte, ao longo do século XX.

III. O caos, os conflitos, os tecnicismos e a dependência cultural delineados no ensino de arte após a implantação da Educação Artística nas escolas brasileiras na década de 70 (Lei de Diretrizes e Bases 5692/71)

IV. A retomada de movimentos de organização de educadores (principalmente as associações de arte-educadores), desde o início dos anos 80.


Estão CORRETOS: