Filtrar


Questões por página:
“ Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente. A insulina é produzida pelo pâncreas, sendo responsável pela manutenção do metabolismo (quebra da glicose) para permitir que tenhamos energia para manter o organismo em funcionamento.”

A glicemia de jejum é um parâmetro de avaliação nutricional essencial para a definição da melhor conduta dietoterápica. Na diabetes mellitus, é necessário uma boa interpretação dos exames para que se possa ter um entendimento claro e condizente com a condição clinica do paciente.

https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Diabetes-diabetes-mellitus


Assinale corretamente a alternativa que indique um risco para diabetes:
A deficiência e o excesso de nutrientes podem trazer de modo semelhante, prejuízos à saúde e a qualidade de vida.

Diversas condições danosas aos pacientes são encontradas no atendimento clínico e cabe ao profissional nutricionista ter ciência das circunstancias e consequências do que o desequilíbrio de nutrientes pode acarretar:

Assinale a alternativa INCORRETA:
Estando presente em todos os alimentos de origem vegetal, as fibras alimentares são polissacarídeos importantes e detentoras de inúmeras funções para o organismo humano.

Assinale CORRETAMENTE a alternativa que condiz com uma função das fibras alimentares:
Sendo a avaliação nutricional um instrumento usado para diagnostico realizado pelo profissional nutricionista por meios de vários parâmetros de antropometria e dietéticos que visam identificar os distúrbios nutricionais, possibilitando uma intervenção adequada a cada caso.

É método subjetivo de avaliação:

Assinale a alternativas CORRETA:
O Ministério da Saúde monitora e avalia permanentemente a situação epidemiológica da covid19 no Brasil e no mundo, de forma a subsidiar as recomendações e ações necessárias no território brasileiro. No contexto nacional, em 2024 foram notificados 310.874 casos e 1.536 óbitos de covid-19 até 24 de fevereiro, sendo 69.234 casos e 211 óbitos.

Dos 26 estados que informaram dados nesta semana, as maiores taxas de incidências ocorreram em: