Filtrar


Questões por página:
Sobre a pele do idoso, leia as afirmativas abaixo:


I. No processo de envelhecimento, uma atrofia de 20% de espessura da pele provoca um adelgaçamento da derme e da epiderme; mesmo assim, esse evento não interfere na perda de colágeno e elastina da pele.


II. A perda da umidade e a lubrificação da pele estão relacionadas ao declínio de produção das glândulas sudoríparas e sebáceas, promovendo o surgimento de manchas secas e prurido cutâneo.


III. Dentre os problemas mais comumente apresentados na pele do idoso, destacam-se a xerose, o prurido, as dermatites de contato, as skin tears, lesões por umidade excessiva e as úlceras por pressão.


IV. A pele do idoso é qualitativamente semelhante à pele do adulto jovem, sendo apenas mais vulnerável às agressões físicas, químicas e biológicas, causando-lhe lesões facilmente tratáveis.


Estão CORRETAS
A sífilis congênita continua sendo um grave problema de saúde pública mundial, e as ações para a sua prevenção envolvem o controle da sífilis na comunidade e em gestantes durante o pré-natal. A Oragnização Mundial de Saúde estima que a ocorrência de sífilis complique um milhão de gestações por ano em todo o mundo. Esse quantitativo pode ser atribuído, em parte à elevação nos números de testagem mas também à diminuição do uso de preservativos, à redução na administração de penicilina na Atenção Primária `à Saúde (APS) e ao desabastecimento mundial de penicilina, entre outros.


Considerando os atuais conhecimentos científicos e recomendações dos protocolos da APS do Brasil, leia as afirmativas abaixo:


I. O tratamento da sífilis em gestante deve ser iniciado o mais precocemente possível, e considera-se tratamento adequado para sífilis durante a gestação quando é feito com benzilpenicilina benzatina e iniciado até 60 dias antes do parto.


II. A benzilpenicilina é a única opção segura e eficaz para o tratamento adequado em gestantes, e qualquer outro tratamento realizado durante a gestação é considerado tratamento inadequado da mãe, resultando na notificação do recém-nascido como sífilis congênita e requerendo avaliação clínica, laboratorial e tratamento.


III. A recomendação é que as doses sejam aplicadas, idealmente, a cada 7(sete) dias. Caso alguma dose seja perdida ou o intervalo entre elas seja maior que sete dias, o esquema terapêutico deve ser reiniciado.


IV. O monitoramento do tratamento da sífilis deve ser realizado com teste treponêmico e, sempre que possível, com o mesmo método diagnóstico. Se o diagnóstico for realizado com RPR (Antígeno Sorológico), manter seguimento com RPR.


Está CORRETO o que se afirma apenas em
De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação da Criança do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, a Vacina Poliomielite 1 e 3 (VOPb - atenuada) deve ser administrada por via
As medidas de precaução e isolamento são adotadas nos serviços de assistência à saúde como um dos meios de prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde. Os profissionais da saúde devem conhecê-las e identificar o mais rápido possível, se o atendimento ao paciente necessitar de precaução padrão e/ou precauções específicas, pois, desse modo, ações podem ser tomadas, evitando-se a transmissão de microrganismos.


Sobre os tipos de precaução, analise as afirmativas abaixo:


I. As precauções padrão têm por objetivo reduzir o risco de transmissão de agentes patogênicos pelo sangue ou por outras fontes, sejam conhecidas ou desconhecidas e sempre devem ser usadas no atendimento a todos os pacientes.


II. A higiene das mãos é um dos componentes mais importantes das precauções padrão, além de ser um dos métodos mais efetivos de prevenção de transmissão de patógenos associados à assistência à saúde.


III. O uso de equipamentos de proteção individual deve ser avaliado com base na análise de risco e no contato que se dará com sangue ou outros fluidos corporais ou patógenos.


IV. Entre as medidas de controle da fonte, a higiene respiratória/ etiqueta da tosse, desenvolvidas durante os surtos de síndrome respiratória aguda grave, são agora consideradas parte das precauções-padrão.


Estão CORRETAS
Foi prescrito SGF 500 mL, e no hospital existe, apenas, a apresentação de SG a 5% de 500 mL e ampolas de NaCl 30% com 20 mL.


Quanto será preciso acrescentar de NaCl para realizar a transformação?