Filtrar


Questões por página:
O investigador deve limitar-se a observar e analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de doenças em grupos da população, ou seja, os participantes devem ser observados por um período de tempo, para que sejam verificadas mudanças na frequência da ocorrência da enfermidade associada à presença do fator de risco (estudo longitudinal). Essa definição corresponde ao estudo

Uma paciente, de trinta e dois anos de idade, foi diagnosticada como portadora de hipotireoidismo devido à tireoidite de Hashimoto, há seis anos. Vem recebendo tratamento adequado com 88 mcg de levotiroxina há cinco anos. Até recentemente, ela apresentava boa resposta clínica e bioquímica ao referido tratamento. A paciente informou que, há dois meses, começou a usar anticonceptivo oral e, nos últimos trinta dias, vem apresentando cansaço e intolerância ao frio. No exame físico, não foram constatadas alterações significativas. O resultado do TSH (thyroid-stimulating hormone) foi de 11,2 mU/L (valor de referência: 0,3 – 4,0 mU/L), e o da T4 livre (tiroxina livre) foi de 1,2 ng/dL (valor de referência: 0,7 – 1,5 ng/dL). Os demais exames não mostraram alterações relevantes.


Nesse caso clínico, a melhor abordagem terapêutica inclui

Uma paciente, de sessenta e seis anos de idade, previamente hígida, referiu que há três dias apresenta quadro de adinamia, anorexia, picos febris (> 38,5° C), sintomas acompanhados de tosse produtiva com escarro purulento e dispneia. No exame físico, a paciente estava orientada; febril; acianótica; frequência cardíaca de 106 bpm; frequência respiratória de 24 irpm; saturação de oxigênio em ar ambiente de 91%; e pressão arterial de 102 mmHg × 64 mmHg. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes em terço inferior do pulmão direito. Ademais, não foram observadas alterações significativas. O raio X do tórax evidenciou consolidação no lobo inferior do parênquima pulmonar direito. Os exames laboratoriais mostraram hemograma com 13.090 leucócitos e sem desvio à esquerda; ureia = 56 mg/dL; ecreatinina = 1,3 mg/dL. Os demais exames não revelaram alterações relevantes.


Nesse caso clínico, a melhor abordagem terapêutica para a paciente consiste no(a)

Um paciente, de sessenta e cinco anos de idade, em uso de sinvastatina e ácido acetil salicílico, para a prevenção de eventos cardiovasculares, realizou uma endoscopia digestiva alta (EDA), devido a uma investigação de anemia. O paciente não apresentava sinais que indicavam perda de peso, hematoquezia ou melena, mas a EDA revelou gastrite do antro erosiva leve e um pólipo gástrico de 1,4 cm. Realizou-se biópsia sem a excisão completa do pólipo gástrico. O resultado da biópsia mostrou gastrite sem evidências de Helicobacter pylori e um adenoma tubular com baixo grau de displasia.


Nesse caso clínico, o médico deve

Assinale a opção que corresponde ao tipo mais comum de anemia associada à insuficiência renal crônica.