Filtrar


Questões por página:
A avaliação na Educação Física tem subjetividade como um componente fortemente marcado. Para que a objetividade seja garantida nas situações de avaliação, Lídia Madalena Damas de Carvalho, em seu artigo, Avaliação das Aprendizagens em Educação Física (1994), indica aos professores
O desenvolvimento dos conteúdos nas aulas de educação física pode ocorrer de diferentes formas e métodos. De acordo com Barroso e Darido, no artigo: Escola, educação física e esporte: possibilidades pedagógicas (2006), para o ensino de esportes na escola, é essencial que:
I. o profissional de Educação Física, quando estiver trabalhando com o conteúdo esporte, propicie aos alunos condições de vivenciá-lo, não descartando a importância do aprender a realizar movimentos e gestos característicos das modalidades esportivas. Porém, ele não deve se restringir apenas a saber fazer.
II. o profissional de Educação Física, obrigatoriamente, quando estiver trabalhando com o conteúdo esporte, apresente os movimentos e gestos característicos das modalidades esportivas em questão, valorizando o desenvolvimento esportivo e a assertividade da execução do movimento, sem considerar se houve interação com os outros elementos que envolvem as aulas de Educação Física.
III. os alunos, ao se introduzir o conteúdo de esportes nas aulas de Educação Física, deverão receber as orientações exclusivamente do professor. A execução do gesto motor e da apropriação das regras deve ser prerrogativa para a identificação de talentos esportivos.
IV. o professor aproveite o fenômeno esporte para abordar procedimentos atitudinais, procurando sensibilizar para comportamentos perante a sociedade, como os de participação, cooperação, comprometimento, responsabilidade, respeito, honestidade.
Estão corretas apenas as afirmativas
O artigo de Corrêa, Martins e Santos (2017) analisa a prática docente a partir de três modelos pedagógicos (pedagogia diretiva, não-diretiva e relacional). Ao final, concluiram que, para ser um bom professor, não basta ser especialista em dança, mas que são necessários alguns pontos para uma aprendizagem significativa.
Analise os itens listados abaixo, de acordo com a indicação do artigo de Corrêa, Martins e Santos, marcando (V), para os verdadeiros, e (F), para os falsos.
( ) Fazer ( ) Refletir ( ) Relacionar ( ) Ensinar
A sequência correta, de cima para baixo, é
A inclusão da dança no ensino formal pode ser considerada recente. Para Maria Inês Galvão Souza, na obra: O Ensino da Dança na Escola: Técnica ou Criatividade? (2011), que discute os desafios do trabalho e do desenvolvimento do conteúdo Dança no ensino formal, afirma que
As atividades de dança e ritmo são parte importante da construção da sociedade na história e podem ser trabalhadas dentro da escola.
Nas afirmativas abaixo, a autora Isabel A. Marques, no artigo: Dançando na escola (1997), indica que:
I. A seleção de conteúdos para as aulas de dança estaria ancorada na criação de uma rede de textos tecida especialmente para cada situação educativa. II. É o contexto escolhido que norteia, juntamente com as informações e experiências que temos junto ao grupos de alunos(as), a seleção da dança a ser ensinada. III. A proposta do conteúdo das aulas de dança na educação física deveria ser exclusiva para um objetivo a ser atingido, ou um tema a ser desenvolvido.
Estão corretas as afirmativas que se referem às aulas de dança na proposta da autora Isabel A. Marques?