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Uma das competências específicas das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio é: “Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades”.

Uma habilidade associada a essa competência é:
Um dos princípios do raciocínio geográfico é a analogia, que consiste
“Os geógrafos críticos, em suas diferenciadas orientações, assumem a perspectiva popular, a da transformação da ordem social. Buscam uma Geografia mais generosa e um espaço mais justo, que seja organizado em função dos interesses dos homens”.
(Moraes,1981, p.47)

Esses pressupostos da Geografia Crítica tiveram como um de seus defensores:
“Uma primeira manifestação dessa filiação positivista está na redução da realidade ao mundo dos sentidos, isto é, em circunscrever todo trabalho científico ao domínio da aparência dos fenômenos. A descrição, a enumeração e a classificação dos fatos referentes ao espaço são momentos de sua apreensão, mas essa corrente se limitou a eles; como se eles cumprissem toda a tarefa de um trabalho científico”.
(Moraes,1981, p.05. Adaptado)

O excerto trata dos pressupostos que sustentaram a corrente de pensamento da Geografia
O efeito estufa planetário consiste em um processo natural em que parte da radiação solar que é absorvida pela superfície terrestre e transformada em calor é impedida de sair da atmosfera terrestre em função de um conjunto de gases denominados de gases do efeito estufa. Entre esses gases, um deles tem apresentado elevação em sua concentração na atmosfera ao longo das últimas décadas e até nos três últimos séculos. Esse gás é o