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As diferentes formas de comunicar obedecem a um processo único. Nesse processo, cada um dos elementos apresenta a mesma importância para que o processo seja eficiente, pois ruídos em qualquer um dos elementos pode causar prejuízo à comunicação. O elemento da comunicação, que indica o meio pelo qual a mensagem é transmitida, trata-se de:
Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia Não encho mais a casa de alegria Os anos se passaram enquanto eu dormia E quem eu queria bem me esquecia
(Arnaldo Antunes.)
A transição da adolescência se inicia, fundamentalmente, na raiz das mudanças biológicas que ocorrem no organismo. No entanto, essas mudanças estão estreitamente relacionadas com mudanças psicológicas e contextuais que o adolescente vivencia. Desta forma, não se pode entender bem essa transição sem analisar as complexas interações entre os níveis biológico, psicológico e cultural. Essas questões aparecem na música de Arnaldo Antunes, ao se referir a esse conflito do jovem que lida com um novo corpo e tem novas exigências sociais, ou seja, à raiz das transformações físicas que vai percebendo em si mesmo. Considerando as mudanças físicas, cognitivas e psicossociais que ocorrem na adolescência, assinale a afirmativa que indica uma mudança psicossocial.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069/1990, estabelece as referências que a educação escolar deve seguir para dar sua resposta à sociedade, para que os profissionais responsáveis por ela devem voltar seu olhar: [...] à percepção histórica da escola como espaço do castigo – a palmatória e a vara de marmelo, o grão de milho, copiar cem vezes “não devo responder a minha professora”, ficar sem recreio – até muito pouco tempo institucional e reconhecido pela comunidade como recurso didático-pedagógico, mais recentemente configurado nas manifestações públicas e explícitas de desqualificação: uma violência historicamente situada [...].
(GOMES,2013, p.73-4.)
Libertar a educação de características autoritárias e promover relações pessoais colaborativas, sob a luz do ECA, contribui para processos de mudanças e transformações sociais. A educação escolar encontra nas leis e no ECA fundamentos para mudar seu olhar a respeito do seu modus operandi. Considerando o disposto no ECA, no que se refere ao dever de velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor, analise as afirmativas a seguir.
I. Os agentes públicos executores de medidas socioeducativas encarregados de cuidar de crianças e de adolescentes poderão utilizar castigo físico como forma de correção e disciplina, quando estes estiverem cumprindo medidas socioeducativas.
II. O tratamento cruel ou degradante é uma conduta de tratamento em relação à criança ou adolescente que cause humilhação, ameaça grave ou que o ridicularize; portanto, passível a quem aplicou, sofrer sanções conforme a gravidade do fato ocorrido.
III. O castigo físico como ação de natureza disciplinar ou punitiva aplicada pelos pais, ou integrantes da família ampliada, com o uso da força física sobre a criança ou adolescente que resulte em sofrimento físico ou lesão, estarão sujeitos, sem prejuízo de sanções cabíveis, às medidas previstas e aplicadas de acordo com a gravidade do caso.
Está correto o que se afirma em
O Ensino Religioso costuma ser um assunto polêmico, considerando a diversidade cultural e religiosa existente em nosso país e a instituição do Estado laico, embora seja relevante para trabalhar em sala de aula. Considerando o que dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, assinale a afirmativa correta.
No que dispõe o Art.53 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, sendo assegurados, EXCETO: