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Strobel (2007), no capítulo intitulado “História dos surdos: representações “mascaradas” das identidades surdas”, refere-se às práticas de sujeitos surdos famosos, que envolvem identidades surdas histórica e socialmente camufladas, isto é, mascaradas. Segundo a autora:

“Estes seres famosos são sujeitos conhecidos através de vários discursos oficiais por meio de feitos que marcaram a história da humanidade, por exemplo, a invenção da luz, em performance nos cinemas e televisões, participação na política e outros. No entanto, estes registros nada referem a respeito de que estes mesmos famosos são surdos.”

Abaixo são mostrados nomes de surdos famosos que tiveram sua identidade mascarada. Associe-os com as descrições de seus feitos, relacionadas em seguida:

I) Gastão de Orléans, o Conde d’Eu

II) Lou Ferrigno

III) Thomas Edison


( ) O inventor da luz elétrica – aos 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia elétrica. A autora afirma ter pesquisado em muitas enciclopédias, artigos, revistas e, na maioria dessas referências bibliográficas, nem citam que ele era surdo.

( ) Era um nobre nascido na França e, por ser francês e ter direito a ocupar o trono na condição de príncipe consorte, tornou-se um dos fortes motivos da deposição de D. Pedro II e da proclamação da República do Brasil. Casou-se com a Princesa Isabel, herdeira do trono de Pedro II, adotou a nacionalidade brasileira e ambos se empenharam na abolição do regime escravagista.

( ) Fisiculturista e ator que ficou mundialmente famoso por participar da série de televisão “O incrível Hulk”. Ele teve uma grave infecção auditiva na infância, causando a perda de 85% da audição. Tal problema foi descoberto apenas aos 3 anos de idade.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação:

Gesser (2012) relata sobre os modelos de aquisição de segunda língua no ensino de língua e destaca três grandes modelos que configuram as teorias no campo da aquisição de segundas línguas. Assim sendo, marque a alternativa que os apresenta CORRETAMENTE:
Leite e McCleary (2009), no capítulo intitulado “Estudo em diário: Fatores complicadores e facilitadores no processo de aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira por um adulto ouvinte”, mostram que, entre os aspectos linguísticos relativos à aprendizagem da ASL destacados por Jacobs (1996) estão: a modalidade da língua, a datilologia ou soletração manual, os classificadores e os sinais não-manuais. No ritmo natural do discurso espontâneo, um destes é um dos aspectos mais difíceis de serem alcançados pelos ouvintes, exigindo uma prática muito maior do que se costuma pressupor. Marque a alternativa que, segundo os autores, apresenta CORRETAMENTE este aspecto:

Quadros (2009), no capítulo intitulado “Aquisição das Línguas de Sinais”, demonstra os tipos de estágios da aquisição da linguagem em crianças que estão aprendendo a Língua de Sinais e os efeitos de modalidade. Nesse sentido, relacione os estágios abaixo listados com os processos de aquisição que os seguem:

I) Criança surda por volta dos 14 meses de idade

II) Criança surda por volta dos dois anos de idade

III) Criança surda por volta dos três anos de idade

IV) Criança surda de três a três anos e meio


( ) As crianças começam a produzir os primeiros sinais.

( ) As crianças começam a usar o sistema pronominal com referentes não presentes no contexto do discurso, mas ainda apresentam inconsistências.

( ) Petitto (1987) argumenta que a criança surda produz gestos que diferem dos sinais produzidos, analisando essa produção gestual como parte do balbucio.

( ) Petitto (1987) observou que ocorrem “erros” de reversão pronominal, assim como ocorrem com crianças ouvintes.

( ) Petitto & Bellugi (1988) observaram que as crianças usam a concordância verbal com referentes presentes.

( ) Surgem as primeiras combinações de sinais.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação:

Gesueli (2009), no capítulo intitulado “A narrativa em Língua de Sinais: um olhar sobre classificadores”, relata a análise feita sobre os classificadores utilizados em narrativas de duas crianças surdas na faixa etária de 6-7 anos de idade, pertencentes ao Programa “Linguagem e Surdez”, do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação “Prof. Dr. Gabriel O. S. Porto” (CEPRE/FCM/UNICAMP). A narrativa foi produzida em sala de aula em momentos de interação com o professor surdo e com o professor ouvinte. Os dados da pesquisa são um recorte de um momento de conversa livre, no qual a criança conta um fato vivenciado por ela juntamente com sua família e amigos. Abaixo serão mostrados os classificadores que a autora toma como referencial, presentes nos trabalhos de Pimenta (2000) e Ovideo (2000). Associe-os com as descrições que os seguem:

I) GRANDE

II) DESPEJAR ENCHER

III) TRAMPOLIM

IV) AFUNDAR E MERGULHAR


( ) A configuração da mão representa a forma de uma parte do corpo (CL-PC), no caso, a criança utiliza a mão para representar o movimento das pernas pulando.

( ) Neste sentido, consideramos como classificador do tipo descritivo (CL-D) que é utilizado para descrever a aparência, formato do objeto, tamanho do objeto.

( ) Encontramos o classificador do corpo (CL -C) representado pela parte superior do corpo, em que a criança utiliza os braços erguidos sobre a cabeça.

( ) Classificador denominado de elemento (CL-E), utilizado em concordância com o verbo para explicar a quantidade de líquido gasta para encher a piscina.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação: