Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Qual excerto a seguir NÃO se trata de oração subordinada substantiva objetiva direta?
Seguindo as orientações de Cunha (2007) sobre acentuação gráfica, conclui-se que o vocábulo juiz não deve ser acentuado porque não se coloca acento agudo no i e no u quando, precedidos de vogal que com eles não forma ditongo, é seguido de l, m, n, r ou z que não iniciam sílabas. Obedece a essa mesma orientação, portanto deve ser mantido sem acento gráfico, SOMENTE o vocábulo:

Leia as seguintes sentenças:

I) Em síntese – didática ¬–, pode-se definir a metáfora como uma figura de significação (tropo) que consiste em dizer que uma coisa (A) é outra (B), em virtude de qualquer semelhança percebida pelo espírito entre um traço característico de A e o atributo predominante, atributo por excelência, de B, feita a exclusão de outros, secundários, por não convenientes à caracterização do termo próprio A.

II) Do ponto de vista puramente formal, a metáfora é, em essência, uma comparação implícita, isto é, destituída de partículas conectivas comparativas (como, tal qual, tal como) ou não estruturada numa frase cujo verbo seja parecer, semelhar, assemelhar-se, sugerir, dar a impressão de ou um equivalente desses.

III) A metáfora é também uma forma de comparação. [...] É uma espécie de alegoria que sugere por analogia ou semelhança uma conclusão moral ou uma regra de conduta em determinado caso. [...] Chama-se “corpo” da metáfora a narrativa imaginada, ao passo que a lição moral que dela se tira é a sua “alma”.

Sobre metáfora, segundo abordagem de Garcia (2006), é excerto verdadeiro APENAS o que se lê em:

mostrar texto associado

Leia o texto abaixo e analise as alternativas a seguir acerca do Modernismo, assinalando (V) para o que for VERDADEIRO e (F) para o que for FALSO.

Em seu livro, Preconceito linguístico, Marcos Bagno trata de mitos em torno da língua portuguesa. Sobre o mito “o certo é falar assim porque se escreve assim”, assinale a alternativa INCORRETA.