Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Marque (V) para as alternativas VERDADEIRAS ou (F) para as FALSAS acerca do poema “Acrobata da dor”, de Cruz e Sousa, bem como sobre o Simbolismo no Brasil.
( ) O eu lírico vive a dualidade entre o rir e o sofrer. ( ) Assim como o Romantismo havia reagido contra a Ilustração, o Simbolismo ia de encontro às correntes analíticas de meados do século XIX. ( ) As rimas são emparelhadas nos dois quartetos e interpoladas nos dois tercetos. ( ) O eu lírico se compara a um tristíssimo palhaço no último verso. ( ) O poema é um soneto composto de versos decassílabos. ( ) A paixão do efeito estético foi um legado que os parnasianos deixaram aos simbolistas.
mostrar texto associado
De acordo com Bosi (2013, p.233), “é na convergência de ideias antirromânticos, como a objetividade no trato dos temas e do culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo”. Acerca dos autores parnasianos, estabeleça a correspondência correta, de cima para baixo, entre a primeira lista e as informações da segunda.
mostrar texto associado
Com base no trecho acima de O cortiço, julgue as questões abaixo: I) Em “e o violão e ele gemiam com o mesmo gosto, grunhindo, ganindo, miando, com todas as vozes de bichos sensuais”, vemos um exemplo de animalização. Há uma busca pela interpretação objetiva do comportamento dos personagens e pela ruptura com uma forma idealizada de enxergar a vida. II) Em “Jerônimo era alto, espadaúdo, construção de touro, pescoço de Hércules”, temos um exemplo de sensação auditiva proporcionada pelo texto. III) A preocupação com minúcias, a descrição detalhada das personagens e da cena tornam a narrativa lenta, uma das características no Naturalismo.
Acerca do Romantismo no Brasil, indique a opção INCORRETA:
Leia as seguintes sentenças: I) Em Caramuru (1781), de Tomás Antônio Gonzaga, o índio é matéria prima para exemplificar certos padrões ideológicos. Voltada, contudo, para o passado jesuítico e colonial e em aberta polêmica com o século das luzes, será uma corrente oposta à de Basílio da Gama. II) Cláudio Manuel da Costa, ainda adolescente, estreou como cultista em Coimbra, de onde partiria para Minas, em 1753, antes portanto da Fundação da Arcádia Lusitana. Munúsculo Métrico e Labirinto do Amor são exemplos de obras que escreveu entre 1751 e 1753. III) Uraguai (1769) é um poemeto épico de Basílio da Gama que tenta conciliar a louvação de Marquês de Pombal e o heroísmo do indígena; e o jeito foi fazer recair sobre o jesuíta a pecha de vilão, inimigo de um, enganador do outro.
Analisando a veracidade das informações a partir do que registra Bosi (2013), é CORRETO afirmar que: