Filtrar


Questões por página:

No processo de ensino-aprendizagem, a pesquisa tem sido cada vez mais essencial. Mais do que transmitir conhecimentos, o sistema educacional tem buscado alternativas para ensinar a prospectar dados e interpretá-los. Entre as técnicas de pesquisa social, encontra-se a análise de conteúdo. Leia as afirmativas abaixo.

I) A análise sintática e semântica do texto, a partir da análise de conteúdo, reconstrói representações dos comunicadores frente aos receptores no nível das probabilidades.

II) A análise de conteúdo pode utilizar tanto o formalismo estatístico quanto a análise qualitativa dos textos.

III) Ao se deter também àquilo que não é expresso no texto, a análise de conteúdo exige a interpretação das tendências sociais e contextos culturais.

IV) Os conhecimentos de etimologia são fundamentais para a análise de conteúdo.

Estão CORRETAS as afirmações:

Sobre Weber e sua concepção de educação é CORRETO afirmar que:

Os conceitos de alienação e educação estão intimamente relacionados para Marx. A esse respeito marque a alternativa CORRETA:

“A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine” (DURKHEIM, Émile. Educação e sociedade apud PILETTI e PRAXEDES. Sociologia da educação – do positivismo aos estudos culturais,2010, p.28).
Marque a alternativa CORRETA:

A questão racial na educação escolar é abordada por Nelson Piletti e Walter Praxedes (2010). Marque (V) para as sentenças VERDADEIRAS e (F) para as sentenças FALSAS, segundo o texto dos autores citados.

( ) Alguns mecanismos racistas são incorporados pelos próprios negros para justificar a desigualdade social.

( ) As políticas de diversidade cultural na educação se concentram na adoção de cotas sociais e raciais, ao promover o acesso de grupos socioculturais contra-hegemônicos.

( ) O “racismo à brasileira”, expressão dos autores que se aproxima do conceito de “democracia racial” de Gilberto Freyre, destaca como as relações sociais alimentam, em grande medida, a invisibilidade das relações racistas no Brasil.

( ) As ideias de universalidade do conhecimento e da supremacia cultural utilizadas pelos dominantes dependem da aceitação por parte dos dominados de certos valores e concepções.

( ) Dada a situação crítica no Brasil, a adoção de cotas afirmativas são suficientes para resolver o modelo educacional racista do país.

A sequência CORRETA é: