Filtrar


Questões por página:
O medicamento Etambutol (também chamado de Cloridrato de etambutol) é utilizado para tratar a tuberculose que é uma infecção bacteriana que afeta principalmente os pulmões, mas que pode afetar qualquer parte do seu corpo. Ela é tratável com acompanhamento médico que geralmente dura cerca de seis meses. É importante tomar regularmente este medicamento durante os dois primeiros meses de tratamento. E se o paciente desenvolver algum problema com a sua visão, deve avisar o médico imediatamente.
Adaptado. Etambutol para a tuberculose – Sahefo (opsana.com). Acesso em 26 de Julho de 2021.
Observe a estrutura do etambutol (C10H24N2O2).
Imagem associada para resolução da questão
Disponível em: etambutol-img2.jpg (360×190) (indice.eu). Acesso em 26 de Julho de 2021.
Analise a fórmula estrutural do Etambutol, que apresenta efeitos biológicos e propriedades físico-químicas que o faz ser usado como medicamento. Assim, quanto ao Etambutol assinale a alternativa correta.
São vários os fatores que afetam a velocidade de uma reação química. Observe com atenção as seguintes afirmativas:
I. Ao cortamos a legumes em pequenos pedaços aumentamos a velocidade de cozimento, pois interferimos na energia de ativação da reação.
II. Com o aumento da temperatura, elevamos a agitação térmica das partículas e consequentemente o número de colisões, aumentando a velocidade da reação.
III. A presença de um catalisador altera a entalpia da reação, aumentando a sua velocidade.
IV. Ao mastigarmos mais os alimentos, aumentamos a velocidade da digestão, pois aumentamos a superfície de contato.
Estão corretas as afirmativas:
Cinética Química é a parte da Química que os fatores que afetam a velocidade das reações, analisando a rapidez ou a lentidão destas transformações ao longo do tempo, analisando a quantidade de reagentes consumidos ou a quantidade de produtos formados. Tais informações são cruciais para as diversas atividades industriais, para o controle da poluição e até mesmo para tarefas do cotidiano, como o cozimento de alimentos, o armazenamento de medicamentos etc.
Consideremos uma reação química representada pela equação química genérica e não balanceada, a seguir.
A + B → A2B
Escreva a equação de velocidade para esta reação genérica. Faça o balanceamento, utilizando mínimos coeficientes inteiros. E considere que as ordens de reação em relação aos reagentes sejam iguais aos seus respectivos coeficientes estequiométricos (mínimos coeficientes inteiros).
Assinale a alternativa que apresenta a equação de velocidade para esta reação genérica, após seu devido balanceamento.
Para entendermos como se dá o controle do pH sanguíneo devemos levar em conta que ele é influenciado pela taxa de gás carbônico (CO2) que, como sabemos é um óxido ácido. Os locais onde o gás carbônico do sangue é aumentado, como nos músculos, o pH é baixo, ou seja, esse é um microambiente mais ácido. Já nos alvéolos, nos quais há redução da concentração de gás carbônico, o pH é aumentado, sendo o microambiente alveolar mais alcalino que o muscular. O pH do sangue normalmente tem caráter básico, variando de 7,35 a 7,45, sendo o sangue venoso mais ácido que o arterial por conta da maior concentração de gás carbônico. A redução do pH sanguíneo para abaixo de 7,35 é chamada de acidose, enquanto a elevação para acima de 7,45 é uma alcalose. Ambos os processos (acidose e alcalose) são considerados anormais, apresentando várias causas para a sua ocorrência.
Adaptado. Sala BioQuímica: Controle (e descontrole) do pH sanguíneo (salabioquimica.blogspot.com). Acesso em 25 de Julho de 2021.
A seguir, temos as reações de conversão do gás carbônico (CO2) em bicarbonato (HCO3 - ).
CO2 (g) + H2O (l) ↔ H2CO3 (aq) H2CO3 (aq) ↔ HCO3 – (aq) + H+ (aq)
Elas são a base para entendermos o comportamento desse sistema tamponado do sangue nos dois ambientes diferentes: no tecido muscular e nos alvéolos. Assim, de acordo com as características do controle de pH do sistema sanguíneo, assinale a alternativa correta.
Sistemas de células a combustível são uma fonte de energia elétrica limpa, eficiente, confiável e silenciosa. Não precisam ser recarregadas periodicamente como as baterias, em vez disso continuam a produzir energia elétrica enquanto forem alimentadas por um combustível. Uma das montadoras mais conhecidas, a Toyota, lançou em março deste ano o Mirai, de segunda geração, que é um veículo elétrico cuja energia não provém de uma bateria, mas de um dispositivo chamado célula a combustível — também pode ser chamado de pilha a combustível, como dizem os franceses (pile à combustible).
Adaptado. CÉLULA A COMBUSTÍVEL, COMO FUNCIONA – Autoentusiastas. Acesso em 20 de Julho de 2021.
A seguir, temos um esquema da célula a combustível de gás hidrogênio.
Imagem associada para resolução da questão


Esquema da célula a combustível de gás hidrogênio. Disponível em: www.usp.br/portalbiossistemas/?p=4316#:~:text=Em outras palavras%2C nessa célula a combustível a, célula a combustível é%3A H2 %2B ½O2→ H2O. Acesso em 20 de Julho de 2021.
A reação global balanceada da célula a combustível de gás hidrogênio é:
H2 (g) + ½O2 (g) → H2O (g)
Analisando o esquema da célula a combustível de gás hidrogênio (acima) e sua reação global balanceada, assinale a alternativa correta.