Questões de Concurso
Filtrar
435 Questões de concurso encontradas
Página 65 de 87
Questões por página:
Os polímeros são grandes moléculas que apresentam unidades que se repetem, chamadas monômeros. Tais moléculas podem ser encontradas na natureza ou produzidas em laboratório, através de reações de polimerização. Uma das principais e mais importantes características dos polímeros é a resistência mecânica. E segundo ela, os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastômeros (borrachas). Um exemplo de plástico termofixo são as resinas epóxi. Elas são base para diversas aplicações e produtos industriais, sendo empregadas na fabricação de tintas, materiais compósitos, adesivos de engenharia de alta performance, fabricação de aviões, automóveis, bicicletas, barcos, snowboards, colagem de madeiras, metais, vidros e pedras, sob condições ambientais de temperatura e pressão. Além da fabricação de circuitos eletroeletrônicos, pois são protetores de componentes de pequenos circuitos, como resistores, transistores e capacitores.
Adaptado. g5.pdf (unicamp.br). Acesso em 25 de Julho de 2021.
A seguir, apresentamos a sua fórmula estrutural.
Analisando a fórmula estrutural do epóxi, assinale a alternativa correta.
Observe a tabela a seguir. Temos quatro reações (I, II, III e IV) e seus respectivos produtos.
Analise as reações (I, II, III e IV) representadas na tabela acima. Observe suas características e sua classificação. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a reação e seu respectivo produto (A, B, C e D), respectivamente.
Disponível em: Início (mec.gov.br). Acesso em 24 de Julho de 2021.
Neste contexto de proporcionar uma educação integral para os estudantes, visando a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, a área das ciências da natureza e suas tecnologias (CNT) na qual a Química está inserida deve _______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Disponível em: componente_curricular_bncc_quimica.pdf (sbq.org.br). Acesso em 24 de Julho de 2021.
Neste contexto, relacionamos o ensino de Química aos materiais, sua constituição e propriedades, aos modelos explicativos, a experimentação e as questões sociais, culturais, históricas e econômicas; além das ambientais. Assim, assinale a alternativa incorreta com relação ao ensino de Química:
I. Estimular a instalação de equipamentos que monitoram e diminuem a toxicidade dos gases que são lançados na atmosfera por diversas indústrias pode reduzir a precipitação de chuvas ácidas. II. Evitar a liberação de monóxido de carbono que reage com a água, formando ácido carbônico, um dos principais responsáveis pelo aumento da acidez das chuvas, pode dificultar a precipitação de chuvas ácidas. III. Diversificar a matriz energética por meio da oferta e do uso de fontes renováveis ou alternativas de energia, diminuindo o lançamento de gases na atmosfera resultantes da queima de combustíveis fósseis pode inibir a precipitação de chuvas ácidas. IV. Dificultar a chegada da chuva ácida ao solo, evitando a neblina, que é o principal formato úmido da chuva ácida, responsável pela contaminação e desgaste dos solos, pode amenizar os efeitos negativos da precipitação ácida sobre as plantações.
Estão corretas as afirmativas: