Filtrar


Questões por página:
Educação em saúde e promoção da saúde são conceitos que estão acalorando o destaque hoje em dia em diferentes partes do mundo. Estes dois tornaram-se ferramentas importantes nas mãos dos decisores políticos e autoridades de diferentes países para ajudar as pessoas a atingir altos padrões de saúde e bemestar. Enquanto a educação para a saúde tomou a forma de uma ciência social, sendo usada pelos governos, para divulgar as doenças, de modo a evitar que promovam a saúde, a promoção da saúde toma a forma de ajudar as pessoas a desenvolver e manter a saúde ideal.
(https://pt.esdifferent.com/difference-between-health-promotion-and-healtheducation#:~:text=A%20promo%C3%A7%C3%A3o)
Marque a alternativa com informação incorreta.
A Saúde Comunitária por ser uma área de especialização da enfermagem, faz com que o profissional tenha que incorporar uma visão holística e contextual da pessoa/família, o que potencializa a adequação de respostas face à especificidade dos problemas encontrados.
(CORREIA, Cristina; (et. al.) - Os enfermeiros em cuidados de saúde primários. Revista Portuguesa de Saúde Pública.2001)
Com base na visão de Cristina Correia, julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I – Ela entende “Enfermagem Comunitária” como sendo uma prática continuada e globalizante dirigida a todos os indivíduos ao longo do seu ciclo de vida e desenvolve-se em diferentes locais da comunidade. II – Para a autora, o enfermeiro também é um cidadão “emissor e receptor de mensagens”, devendo interferir nos problemas de forma precisa e harmoniosa, onde sentimentos como o de ajudar, incentivar, colaborar e participar sejam colocados em prática e tidos como prioritários. III – Seguindo a mesma visão da autora tem-se que percepção dos problemas inerentes a uma determinada comunidade requer o entendimento e o envolvimento profundo do/a enfermeiro/a com a mesma, o que se traduz em proximidade. IV – A Ordem dos Enfermeiros é assertiva quando coloca que “é no contexto da comunidade que, partindo da investigação das suas necessidades, é permitido compreender melhor os seus mecanismos e aumentar os conhecimentos nos quais os diferentes “artesãos de cuidados” poderão se apoiar”.
A Enfermagem compreende um componente próprio de conhecimentos científicos e técnicos, construído e reproduzido por um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas que se processa pelo ensino, pesquisa e assistência. Realiza-se na prestação de serviços à pessoa, família e coletividade, no seu contexto e circunstâncias de vida
(http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2012/03/resolucao_311_anexo.pdf)
Sabendo-se o que institui o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem - CAPÍTULO I - DAS RELAÇÕES PROFISSIONAIS - marque a alternativa que identifica corretamente um Direito do/a Enfermeiro/a.
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I – Avaliação do Tônus – o tônus pode ser influenciado por diversos fatores, inclusive: 1. Posição e interação dos reflexos tônicos.2. Estresse e ansiedade.3. Esforço/movimento voluntário.4. Medicamentos.5. Estado do Sistema Nervoso Central (SNC). O terapeuta deve considerar o impacto de cada um desses fatores ao chegar à determinação do tônus. A avaliação do tônus exige repetidos exames porque são comuns as flutuações no tônus, devido ao estado constantemente mutante da excitabilidade do SNC. II – As doenças neuromusculares (DNM) representam um grande grupo de afecções que comprometem a unidade motora, ou seja, o corpo celular do neurônio motor inferior, o prolongamento axonal, a junção neuromuscular ou o tecido muscular esquelético. A forma como as DNM se apresentam “cronicamente” piora da qualidade do sono, fadiga e cefaleia matinal. III – A junção neuromuscular foi o primeiro modelo bem sucedido de sinapse química, em virtude da grande dimensão da fibra muscular esquelética que facilita a abordagem experimental. (...) O estudo das propriedades funcionais de junções neuromusculares de rã, feito particularmente por Bernard Katz e colaboradores, na Inglaterra, produziu as bases do conhecimento atual sobre a transmissão sináptica química. IV – O fisioterapeuta é o profissional responsável por realizar a avaliação e a mensuração da amplitude dos movimentos articulares, por meio da goniometria, através do goniômetro. Nessa perspectiva, entende-se a importância da goniometria no trabalho da flexibilidade corporal e da amplitude de movimentos, por ambos serem essenciais para diversas atividades do nosso dia a dia. A flexibilidade é responsável por proporcionar um ganho de qualidade dos movimentos corporais, ajudar na postura corporal e na sensação de rejuvenescimento do corpo, além de prevenir as cardiopatias, as lesões articulares e musculares, entre outras doenças.
Biomecânica – conhecimento básico de cinemática que lida com os movimentos independente da massa e força, e de cinesiologia, que considera a anatomia em ralação aos movimentos do corpo, são importantes para a compreensão do desenvolvimento e tratamento das deformidades vertebrais.
(Sizínio Hebert; Renato Xavier. Ortopedia e Traumatologia. Princípios e Práticas. ARTMED. S. Paulo. Cap.7. Coluna Torácica e Lombar. P.75.)
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I -
Translação e movimento linear ocorrem sobre um único eixo. II - A rotação ocorre sobre o longo eixo de uma estrutura ou sobre seu centro de rotação. III - Na coluna vertebral, frequentemente, estes movimentos são associados, exemplo: movimentos laterais da coluna são acompanhados de algum movimento rotacional. IV - Os graus de movimento variam muito ao longo da coluna.