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Acerca das ações profissionais no trabalho com famílias, Mioto compreende que a ação profissional deve ser pautada no compromisso ético com a transformação social e pensada sob uma “perspectiva da integralidade das ações articuladas em diferentes níveis”, sendo eles: proposição, articulação e avaliação de políticas sociais; organização e articulação de serviços; e, atendimento a situações singulares. Essa articulação em diferentes níveis requer o encaminhamento de diferentes ações profissionais que se estruturam em três grandes processos. “As ações (de caráter coletivo) que privilegiem e incrementem a discussão da relação família e proteção social na esfera pública, visando o rompimento com a ideologia vigente da família como responsável da proteção social, buscando a garantia e ampliação dos direitos sociais” se refere aos processos
Na Proteção Social Básica, os critérios de partilha de cofinanciamento de serviços socioassistenciais serão baseados:
I. No número de famílias existentes no município ou Distrito Federal, de acordo com os dados de população levantados pelo IBGE.
II. No número de famílias constantes do Cadastro Único, tomando como referência os cadastros válidos de cada município e do Distrito Federal.
III. Na extensão territorial.
IV. Nas especificidades locais ou regionais.
V. Nas situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, que subsidiam a elaboração de parâmetros e o estabelecimento de teto para o repasse de recursos do cofinanciamento federal, considerando a estruturação de unidades ou equipes de referência para operacionalizar os serviços necessários em determinada realidade e território.
Está correto o que se afirma em
Sobre o tema Serviço Social na América Latina, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em 1929 é fundada a Escola Elvira Matte de Cruchaga, por Miguel Cruchaga Tocornal, sendo este um centro acadêmico com influência católica. O interesse em fundar uma escola de Serviço Social ligada à Igreja Católica tinha por objetivo “recuperar o seu papel de condutora moral da sociedade”.
( ) Em 1936 foi fundada a Escola de Serviço Social de São Paulo, diretamente inspirada pela Ação Católica e pela Ação Social, com grande influência do que apontavam as encíclicas Rerum Novarum e Quadragesimo Anno.
( ) A escola de Serviço Social no Peru foi fundada em 1937. Lá, a escola de Serviço Social surge em uma sociedade em que a burguesia ainda não estava em ampla ascensão e o Estado desempenhava seu papel como “tutor” dos cidadãos.
( ) O Serviço Social Latino-Americano, vinculado ao Centro de Estudos Latino-Americano de Trabalho Social (Celats) e à Associação Latino-America de Escolas de Trabalho Social (Alaets), foi determinante para fomentar os debates acerca da profissão e do Movimento de Reconceituação na América Latina, organizando, a partir da década de 60, os seminários regionais, inclusive no Brasil.
A sequência está correta em
Quanto aos métodos que proporcionam as bases lógicas da investigação, podem ser incluídos: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico. Cada um deles vincula-se a uma das correntes filosóficas que se propõem a explicar como se processa o conhecimento da realidade.
(GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social – 6. ed. – São Paulo: Atlas,2008.)
Em relação a tais métodos, assinale a afirmativa correta.
Considerando que os Centros de Atenção Psicossocial são organizados em modalidades, o que “atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida, sendo indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil habitantes” se refere ao: