Filtrar


Questões por página:
Estratégias visando à remoção ou controle do biofilme acumulado sobre as superfícies dentárias são altamente efetivas no controle da cárie dentária, visto que a presença de biofilme dentário trata-se de condição essencial para o desenvolvimento de lesões cariosas. Entre as modalidades de aplicação de flúor, a escovação com dentifrício fluoretado é a única que combina a desorganização periódica do biofilme com a administração frequente de F ao ambiente bucal.
(Magalhaes,2020.)
Considerando que além do efeito sobre a cárie dentária, os dentifrícios possibilitam a incorporação de agentes com finalidade cosmética e/ou terapêutica, analise as afirmativas a seguir.
I. O fluoreto de sódio e o fluoreto de estanho são sais fluoretados inorgânicos altamente solúveis, conferindo liberação imediata de íons flúor ao meio bucal. O estanho liberado a partir do fluoreto de estanho tem ação antibacteriana, mas pode causar manchamento da estrutura dentária.
II. O fluoreto de amina é um composto orgânico com ação anticárie (fluoreto) e antibacteriana (amina). É compatível com o carbonato de cálcio.
III. No monofluorfosfato de sódio, o fluoreto está covalentemente ligado ao íon fosfato e requer hidrólise enzimática (fosfatases presentes na saliva e no biofilme) para liberar os íons flúor. Embora essa liberação seja mais lenta em comparação aos compostos supracitados, a maior vantagem do MFP é a compatibilidade com o carbonato de cálcio, permitindo formulações com menor custo
Está correto o que se afirma apenas em
Ao avaliar uma radiografia panorâmica de um paciente com 35 anos de idade, sexo masculino, leucoderma, o cirurgião-dentista percebeu que havia uma imagem relacionada ao terceiro molar inferior direito ainda não erupcionado, com as seguintes características: radiolúcida; unilocular; e, com osteogênese reacional associada à coroa começando a partir da junção amelocementária. Considerando as informações, é possível reiterar que o diagnóstico trata-se de cisto
Caracteriza-se por dilatação dos vasos sanguíneos, permeabilidade vascular com exsudato plasmático rico em neutrófilos e migração de leucócitos provenientes dos vasos sanguíneos para o meio intersticial da região afetada. O edema exsudativo inflamatório formado aumenta a pressão hidrostática tecidual, comprimindo as fibras nervosas sensoriais, que respondem com dor intensa e espontânea. Os sinais e os sintomas clínicos são dor espontânea intensa e localizada. Comumente o paciente relata sensação de “dente crescido” e ligeira mobilidade dental. O teste de percussão vertical aumenta a pressão na região apical, exacerbando a sensação dolorosa. A pressão da região periapical e a sensação dolorosa podem também ser desencadeadas com a oclusão dos dentes durante a mastigação.
(Souza-Neto,2022.)
Considerando as informações, qual é a patologia periapical descrita?
Paciente,60 anos idade, sexo masculino, fumante; foi diagnosticado com carcinoma espinocelular na borda esquerda da língua. O estadiamento feito para a lesão foi: T2/N1/M1. A descrição correta deste estadiamento é:
A classificação das doenças periodontais elaborada pela Federação Europeia de Periodontia e Academia Americana de Periodontia (2017) divide a gengivite em alguns tipos. São consideradas características da gengivite em periodonto reduzido em paciente estável, EXCETO: